Semed: Acessibilidade nas escolas é ampliada com elevadores e novas cadeiras adaptadas
A acessibilidade nas escolas é ponto fundamental para ampliar a política de atendimento e inclusão social para uma demanda de alunos, que tem aumentado nas escolas públicas municipais. O trabalho de reforma e ampliação nos prédios públicos insere no projeto a acessibilidade em todos os ambientes.
Na escola municipal Heloisa de Sousa Castro, no bairro das Laranjeiras, foi instalado, há dois anos, o primeiro elevador em uma escola pública para atender o público cadeirante e com transtorno de coordenação motora (Dispraxia). A outra escola que dispõe de elevador é a EMEF José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira.
Além do elevador, as duas escolas dispõem de todos os itens de acessibilidade, como piso tátil, barras de apoio e rampas de acesso às salas e banheiros, atendendo a todos os alunos com deficiência, seja visual, auditiva, motora ou intelectual.
“Mediante as circunstâncias em relação à educação inclusiva, as escolas tem que ter acessibilidade e, no nosso caso, os alunos são portadores de surdez, dificuldade de locomoção, temos alunos com andadores e, isso, facilita para compartilhar no momento do intervalo o aluno ir e vir tranquilamente” relatou o professor, Anazion Albuquerque, coordenador de 6 ao 9º ano da escola Heloísa Castro.
A aluna Maria Clara Silva e Silva, do 6º ano, é portadora de deficiência intelectual e múltipla e depende do elevador para ter acesso às salas e, assim, participar de todas as atividades pedagógicas da escola. Na escola Heloisa Castro há 25 alunos com algum tipo de deficiência.
“O elevador veio facilitar o acesso dos alunos a participar das aulas de vídeo, pois a sala fica no piso superior e é um instrumento de aprendizagem do aluno já que a inclusão social começa em casa, passa pela escola e segue para outros prédios públicos e tem que ter essa sociabilidade para todos isso é inclusão”, pontuou Anazion Albuquerque.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Diretoria de Infraestrutura, trabalha para ampliar os espaços de acessibilidade. Todas as novas escolas que passam pelo trabalho de reforma e ampliação já inclui no projeto todo processo de acessibilidade em todos os espaços.
“A acessibilidade nas escolas é uma questão fundamental para garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento”, afirmou a professora Rosilene Dias, Gestora da Escola Heloisa Castro.
ENTREGA DA CADEIRA A ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
Uma manhã especial para a inclusão de crianças com paralisia cerebral na educação infantil em Marabá. Foi entregue na terça-feira (25), uma cadeira adaptada para atender uma aluna no Núcleo de Educação Infantil Rafael Barbosa Fernandes, na Folha 33, Nova Marabá.
A entrega foi feita com a presença da professora Marilza Leite, Secretária Municipal de Educação, que acompanha de perto todo o trabalho de inclusão e o desenvolvimento de projetos de acessibilidade nas unidades escolares.
“É uma conquista muito importante e já temos outras conquistas. Esta é mais uma e a primeira para o núcleo infantil e vai ajudar a criança a ter uma inserção melhor, a interagir melhor e vai ter uma condição mais confortável e os espaços estão sendo trabalhados para poder acolher cada vez mais as crianças com deficiência auditiva, com espectro autista e a tendência é evoluir no atendimento a todas as crianças”, pontua a educadora.
A criança contemplada com o cadeira adaptada é a aluna Amanda Rodrigues Liberato, de 4 anos, que apresenta um quadro de paralisia cerebral. Ela também recebeu um tablet que vai ajudar no desenvolvimento da ludicidade com a instalação de aplicativos adequados para uso da criança.
“Estamos fazendo a entrega da cadeira e de um tablet para promover a inclusão tecnológica, pois já sabemos que a tecnologia ajuda a incluir as crianças com algum tipo de deficiência para trabalhar a ludicidade e nossa aluna já consegue ir com a mãozinha no tablet e vamos inserir os aplicativos direcionados para aluna, onde possamos focar nas habilidades que a Amanda possui e promover um avanço para que ela possa se desenvolver dentro da sala de aula”, esclarece Thais Mendes Martins, Coordenadora de Educação Especial da Semed.
A cadeira adaptada é um mobiliário da escola, pois a aluna já possui uma cadeira adaptada e a nova cadeira vai ajudar no desempenho nas atividades escolares, tornando-se um item de acessibilidade para a inclusão dentro da sala de aula, que já está adequada dentro do projeto arquitetônico.
“Já temos cadeiras adaptadas no município, mas não com o projeto arquitetônico para a educação infantil e esta é a primeira cadeira para promover o conforto da aluna, onde ela passa a maior parte do seu tempo”, retifica.
Para a diretora Valdiria Sousa Rodrigues, do Núcleo de Educação Infantil a chegada da cadeira é um sonho concretizado. “Esse momento é de alegria, pois recebemos esse mobiliário, uma cadeira adaptada e havia dias que estávamos esperando e, além da cadeira, temos agora o tablet que vai ajudar o dia a dia de trabalho com essa crianças em sala de aula, pois vai ajudar no desenvolvimento da Amanda”, comenta.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom