Semed: Alunos de Morada Nova desfilam em celebração à Semana da Pátria

Os alunos de Morada Nova e São Félix foram às ruas, nesta quinta-feira (05), para celebrar a Independência do Brasil. No desfile da Semana da Pátria, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), contou com mais de 2800 pessoas marchando pela Avenida Principal e representando 15 escolas e entidades diferentes, além de grande público que foi prestigiar o evento.

O tema deste ano, proposto pela Semed, é “Identidades Brasileiras: Lugares, Cores, Saberes e Sabores”. A secretária de educação, Marilza de Oliveira Leite, ressalta a importância do desfile na formação escolar dos alunos. “É um tema bem atual que valoriza a região e os costumes da nossa população. Destaca as riquezas do povo marabaense. Com toda sua diversidade. Esse resgate é muito importante para nossas crianças crescerem valorizando e preservando a nossa cultura miscigenada”, celebra.

Seguindo o tema geral, que busca valorizar a diversidade, a escola Paulo Umbelino Ferreira apresentou a temática “Brasil Junto e Misturado”. Foram 300 alunos do 1º ao 5º ano, que representaram todos os estados do país. “Trouxemos o frevo, o carimbó, representantes da aldeia Krakkatejê. Buscamos a maior diversidade possível, representando diferentes culturas”, conta a professora Patrícia Barbosa.

A estudante Ana Claudia, de 10 anos, disse estar contagiada pelo clima das apresentações. “Muito divertido, gostei bastante, o visual foi maravilhoso, teve toda atenção do mundo e amei demais estar nessa escola desfilando. A gente se descobre, se diverte, vê a alegria nos olhos, eu tenho orgulho de desfilar”, conta.

O Maestro da Banda de Música do São Félix, Maicon Lima, também agradeceu a participação. “Foi um desfile ótimo. É uma grande oportunidade para as crianças mostrarem seu talento. Foi bonito de ver e de participar”, ressalta.

O secretário de cultura, José Scherer, comemora o sucesso das apresentações. “Foi uma séries de atividades apresentadas na avenida que encantaram as pessoas. Temos 15 desfiles oficiais da prefeitura na zona rural e mais esse em Morada Nova  e, no dia 7, o grande desfile na Avenida Antônio Maia”, conclui.

Listas as Escolas e Entidades que desfilaram

Escola Municipal de Musica Moisés Araújo/FCCM