SEMED: Alunos pedalam em ato simbólico contra a violência
Os alunos da escola de Ensino Fundamental e Médio Anísio Teixeira, no bairro Cidade Nova, repetiram neste sábado (13), um gesto que já praticam há 6 anos, pedalaram contra todos os tipos de violência. O passeio ciclístico aconteceu pelas ruas dos bairros Cidade Nova, Laranjeiras e da Paz, reunindo aproximadamente 1.500 pessoas entre alunos, funcionários e pais.
A equipe gestora da escola explica que a ação foi a culminância do projeto “Pedalando contra a violência” que durou pouco mais de um mês. Neste período, a escola desenvolveu palestras, rodas de conversa, teatros e outras atividades afim de trabalhar o tema da violência em vários âmbitos como a doméstica, no trânsito, no campo, nas escolas, o feminicídio, assédio moral, homofobia, racismo e contra os animais.
Odineía Sousa, coordenadora pedagógica do ensino fundamental e médio, ressalta que o objetivo é “conscientizar e prevenir as diversas formas de violência que impactam a vida de todos nós, fazendo referência a necessidade de denúncia, prevenção, tolerância, amor ao próximo, justiça”.
Edna Tavares, vice-diretora do ensino médio, enfatiza que as ações são importantes para formação social dos alunos. “Buscamos sensibilizar a comunidade escolar para uma reflexão e uma convivência baseada no respeito e na solidariedade, algo que tem sido mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas”, ressaltou a vice-diretora.
Para a realização das atividades, a escola contou com a parceria do Departamento Municipal de Trânsito, Fundação Parápaz, Assembleia Legislativa do Estado, Universidade do Estado do Pará, ONG Focinhos Carentes, Centro Referencia Especializado e Assistência Social (CREAS), Patrulha Maria da Penha e Juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, titular da 3ª Vara Criminal de Marabá e da Vara Criminal de Violência Doméstica contra a Mulher.
Fotos: divulgação
Texto: Leydiane Silva