Semed: Atletas de Marabá conquistam 47 medalhas na etapa estadual das Paralimpíadas
Os alunos do Projeto Marabá Paralímpico continuam levando o nome de Marabá para o pódio nas competições pelo Brasil. Desta vez, os 23 estudantes que compuseram a delegação marabaense trouxeram 47 medalhas, sendo 28 de ouro, 15 de prata e 4 de bronze da etapa paraense da XIV Paralimpíadas Escolares.
O desempenho garantiu ao município a disputa da etapa norte e nordeste que será realizada em Natal dos dias 24 a 26 de agosto. “Os melhores do Pará vão para essa seletiva em Natal e os melhores da seletiva Norte e Nordeste vão disputar o nacional em São Paulo com atletas de todo o país”, explica a professora de Educação Física, do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luiza Crisóstomo.
As competições se dividem entre atletismo, natação, tênis de mesa e bocha. O Projeto Marabá Paralímpico foi criado em 2008 e é executado através de uma parceria entre Estado e Município que buscam contemplar a inclusão e o desenvolvimento, através do esporte, abrangendo os estudantes de Marabá, portadores de deficiência.
A professora Luiza Crisóstomo atua no projeto desde 2014. “As expectativas são as melhores possíveis porque nossos alunos se saíram muito bem”, comemora.
O idealizador do projeto, professor de Educação Física, Arionaldo Borges dos Reis, explica que o contato com as escolas é realizado quase diariamente, para identificar e atrair os alunos. “Falamos com os professores, com as famílias, é uma relação constante e dinâmica. Conversamos com os alunos, fazemos exercícios, vemos onde ele se encaixa de acordo com a sua deficiência”, conta.
Os treinos são realizados diariamente, em diferentes locais da cidade, divididos por turmas. Atualmente eles ocorrem na AABB, no Colégio Alvorada e Estação Conhecimento no Núcleo São Félix, mas podem acontecer em outros locais esporadicamente.
Entre os medalhistas está a Ana Paula Pedrosa Garcia Galvão da escola Cristo Rei. Ela conquistou três medalhas de ouro, sendo duas no atletismo nos 75 e 250 metros de peso e uma no arremesso de peso. A atleta de 13 anos participa desde os 7 anos do projeto. Ano passado ela foi medalhista de ouro nas olimpíadas nacionais no arremesso de pelota.
Confira todos os medalhistas:
– Wnaina Gabriele Mercedes dos Santos, aluna da Escola Cisne Branco ganhou prata no Arremesso de peso, atletismo 250 metros e atletismo 1000m.
– Taylan Barbosa de Matos, estudante da Escola Felipa Serrão, ganhou prata nos 250 metros.
– Sangela Amanda Bogeia Barbosa, estudante da Escola Ana Creuza ganhou bronze na bocha paralímpica.
– Raylan Vitorio Soyza dos Santos, estudante da Escola Maria das Graças, ganhou ouro na Bocha Paralímpica.
– Pedro Levy Souza Silva, estudante da Escola Anísio Teixeira ganhou prata no tênis de mesa.
– Paulo Ricardo Pereira da Silva, estudante da Escola Rio Tocantins, ganhou prata no arremesso de peso.
– Matheus Barros Matos, estudante da Escola Geraldo Veloso, ganhou três medalhas de prata na natação (100m, 200m e 100m costas) e duas de bronze (100m borboleta e 200m medley).
– Maria Paula dos Santos Benício estudante da Escola Cristo Rei, ganhou ouro no Lançamento do ouro e nos 75 metros e 250 metros do atletismo.
– Maria Clara Rodrigues de Sousa, estudante da Escola José Cursino. Ganhou prata nos 250 e 1000 metros.
– Ana Paula Pedrosa Garcia Galvão, estudante da Escola Cristo Rei, ganhou ouro no Arremesso de peso, 75 metros e 250 metros.
– Luis Fernando Pereira Moraes, estudante da Escola Martinho Mota ganhou ouro nos 250m e 1000m.
– Luan Lincon Pinheiro de Sousa, estudante da Escola Geraldo Veloso ganhou ouro no arremesso de peso, 100m e 400m.
– Kaillane Oliveira dos Santos, estudante da Escola José Cursino de Azevedo ganhou prata em lançamento do disco e lançamento do dardo e ouro nos 250m.
– Itamar da Silva Guimarães. estudante da Escola Doralice de Andrade ganhou bronze no tênis de mesa.
– Emanoelly Nascimento Gomes de Jesus, estudante da Escola Rio Tocantins ganhou ouro no Arremesso de peso e prata nos 75m e 250m.
– Alexandre Cunha Vieira, estudante da Escola Acy Barros, ganhou ouro na natação nos 50m livre,100m livre, 400m livre,100m costas,100m peito e100m medley.
– Elisa Vitória Lopes Lima, estudante da Escola Josineide Tavares, ganhou ouro nos 50m livre, 50m costas, 50m peito e 75m medley.
– Edna Luzia Almeida de Andrade, estudante da Escola Anísio Teixeira, ganhou ouro nos 50m livre,100m costas e prata nos 100m livre.
– Bruna Crislany Barros de Oliveira, estudante da Escola Oneide de Souza Tavares, ganhou ouro nos 400m.
– Antônio Izaque do Carmo Martins, estudante da Escola Felipa Serrão, ganhou ou nos 100m, 250m e 1000m.
Confira a foto dos nossos medalhistas:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação