Semed: Avanços no processo ensino-aprendizagem são comemorados no Dia Internacional da Educação
A Educação em Marabá dispõe de mais de 4 mil profissionais entre professores, gestores, coordenadores e pessoal de apoio, distribuídos em 200 escolas de Ensino Infantil e Fundamental, com projetos pedagógicos de qualidade para a evolução humana da comunidade escolar
Nesta sexta-feira, 28, é o Dia Internacional da Educação, celebrado em mais de 180 países e tem como objetivo estabelecer compromissos entre os países para levar às crianças e aos adolescentes uma educação de qualidade, inclusiva, com responsabilidade social e ambiental para trabalhar a formação integral dos jovens.
Em Marabá, gestores, professores e alunos avaliam o desenvolvimento da Educação Básica de forma integral e apontam os avanços e os desafios enfrentados diariamente. Os educadores percebem que historicamente a educação em Marabá ganha novas dimensões, ampliando o atendimento e trabalhando a formação continuada dos professores e demais profissionais envolvidos neste processo.
A Coordenadora Pedagógica Luci Silva trabalha na Escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, tem 30 anos de experiência como educadora e conta que nos últimos 10 anos, viveu um intenso processo de melhorias na Educação em todos os setores.
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“De 1994 até os dias de hoje as coisas evoluíram bastante e nós percebemos que nos últimos 10 anos houve um avanço surpreendente. Atualmente, observamos que a Educação avança num processo acelerado. A formação é de excelência e sempre objetivando o crescimento de nossos alunos. Percebemos nos índices, o salto que deu a Educação em Marabá”, relata a educadora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), nos últimos 7 anos foram reformadas, revitalizadas, ampliadas e entregues 54 escolas à comunidade. Atualmente outras 34 escolas estão com obras em andamento tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Outro ponto forte no processo de desenvolvimento da Educação em Marabá refere-se à formação continuada dos professores com uma equipe multidisciplinar que trabalha com foco em metodologias que garantam uma melhor qualidade na aprendizagem aos alunos da rede.
Alunos como o adolescente Marrone Leão, 14 anos, estudante do nono ano da Escola João Anastácio de Queiroz, observa que os professores estão mais próximo dos alunos e facilitam cada vez mais a aprendizagem.
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“Muitos pontos avançaram e na questão de professores em sala de aula está muito bom e eles explicam muito bem. Queria que todos tivessem a mesma educação em todas as escolas, não ter diferença e também a estrutura melhorou bastante”, observa o jovem estudante.
Na Educação Infantil, o município de Marabá também trabalha de forma a atender integralmente as crianças em seus primeiros anos na escola. A construção de novos Núcleos de Educação Infantil (NEI), principalmente em bairros periféricos, atende às famílias de todas as classes sociais, sem distinção, com projetos de inclusão e acessibilidade.
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“A Educação Infantil avalia de forma muito positiva e aconteceram avanços significativos, transformadores, onde temos um currículo próprio da Educação Infantil que perpassa a educação integral que é o do cuidar e educar. É um trabalho que os professores e o poder público fazem de forma integral e temos o apoio da Semed. Nossas solicitações são atendidas e isso facilita o trabalho, pois ninguém faz nada sozinho é preciso união”, afirmou a educadora Patrícia Bentes Leal, diretora do NEI José de Sousa Andrade, no bairro Araguaia.
A Coordenadora Pedagógica, Tatiele Miranda Casaes, também compartilha com o pensamento dos avanços registrados nos últimos anos em relação à Educação no município e principalmente ao atendimento das crianças de bairros periféricos da cidade.
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“Muitos avanços em todos os aspectos, a proposta do currículo na Educação de nosso município só tem a favorecer a aprendizagem de nossas criança e muitos Núcleos de Educação Infantil (NEI) foram inaugurados principalmente nos bairros periféricos e é um ambiente muito acolhedor. Muitas crianças hoje têm estudo e lazer nesse núcleos e têm avançado bastante. Estamos felizes, pois o município vem se preocupando nesse atendimento e essa é a base para a formação de um adulto melhor na sociedade”, destaca.
A Educação em Marabá dispõe de mais de 4 mil profissionais envolvidos entre professores, gestores, coordenadores e pessoal de apoio. São mais de 56 mil alunos distribuídos em 200 escolas de Ensino Infantil e Fundamental. São centenas de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas e parceiros institucionais de outras regiões do país.
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“Temos que comemorar sim, pois estão havendo vários avanços em reforma e construção de escolas. As revitalizações mobilizam o espaço pedagógico que dão vida ao ambiente escolar e têm influência na aprendizagem dos estudantes. Vamos comemorar também olhando para a aprendizagem dos estudantes, pois Marabá busca parcerias externas como o Instituto Lemann, Instituto de Matemática e outros, com objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes e melhorar nossos índices”, enfatiza o professor Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino da Semed.
O dia 28 de abril foi escolhido para celebrar o Dia da Educação durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Esse Fórum tinha como o objetivo estabelecer o compromisso dos 180 países presentes de levar a Educação Básica e Secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030.
O Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que tem como papel reforçar a importância da Educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos.
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Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom