Semed: Bingo literário, roda de conversa e projeto de superação motivam alunos da Escola Doralice Vieira

Mais uma ação pertencente ao Projeto Escritores da Terra, intitulada “Colher de Chá”, foi realizada na manhã de quarta-feira (8), na sala de leitura da Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, que fica no Conjunto Belo Horizonte. Como o próprio nome já sugere, o evento busca valorizar a prata da casa, divulgar o trabalho de escritores de Marabá, bem como fomentar o gosto pela poesia e literatura.

Desta feita, o convidado foi o poeta Adão Almeida, que falou sobre a obra dele “Peixinho Zizi” durante a roda de conversa e leitura. O livro aborda questões ambientais, como poluição dos rios Itacaiunas e Tocantins. “Essa obra foi trabalhada com as turmas de 1º ao 3º ano, fazendo a mediação de leitura, analisando e comentando questões ambientais, como esgotos e desmatamentos”, explicou a professora da sala de leitura, Vânia Lúcia Lopes Mourão.

Ainda na sala, após a leitura do livro “Anintuengo, a dona do frio”, um bingo literário utilizado como metodologia lúdica, foi realizado para fixar os elementos da narrativa, personagens principais e secundários, autor, ilustrador, palavras de dificuldade ortográfica entre outros.

Projeto Vidas que Inspiram

As ações da Escola Doralice Vieira não param por aí. A escola é viva e desperta no aluno o protagonismo. Durante a quarta-feira outra etapa do “Projeto Vidas que Inspiram” foi concretizada. Os alunos apresentam, em forma de seminário, algumas histórias de superação. Após as apresentações, eles colaram as frases de motivação no ambiente escolar, com o objetivo de motivar, inspirar todos que fazem parte da comunidade escolar. “Eu como professora fico feliz ao ver o desempenho dos alunos em cada etapa vencida. O objetivo maior do projeto é fazer com que cada história sirva de inspiração para esses jovens que muitas vezes desistem facilmente dos sonhos”, explicou a professora Luciane Ribeiro, de Língua Portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Emilly Coelho

Fotos: Divulgação

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