SEMED: CAES garante inclusão e cidadania para a comunidade surda
Há dois anos, o Centro de Atendimento Especializado na área da Surdez, o CAES, vem transformando a vida dos surdos em Marabá. A comunidade passou a ter o direito a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), algo garantido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O centro funciona na Escola Jonathas Pontes, na Folha 22, Nova Marabá. Lá 37 alunos, que estudam no contraturno das escolas municipais, aprendem Libras, português e matemática.
Segundo Georgina Pinheiro, coordenadora pedagógica, o CAES é um espaço que deve ser aproveitado ao máximo pela comunidade surda e familiares. “O objetivo maior é levar para eles a proposta bilíngue, é difundir a Libras, a importância das Libras nos dias atuais” enfatiza.
O espaço ainda conta com o Centro de Interprete de Libras. O CIL é o atendimento feito fora do CAES para dar suporte e garantir a comunicação do surdo com os ouvintes.
Congresso Paraense para Surdos
No sábado (27), o município de Marabá vai sediar o 2º Grande Encontro de Surdos do Pará. Durante o dia haverá torneio de futsal, no ginásio da folha 16. No período noturno serão realizadas palestras, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na Nova Marabá.
O encontro terá três palestrantes: Isaias Leão, presidente da ONAS, Sidcley Favacho, presidente da FPADS e do professor Hugo Freires, presidente do IEDS.
“É muito importante à participação do surdo, da família, amigos, ouvintes todos devem participar. O surdo tem direitos e é importante visualizar o que está acontecendo, aprender”, enfatiza o professor Hugo.
Ainda de acordo ele, no sábado à noite serão discutidos temas relacionados ao Instituto e apresentação oficial do presidente. O projeto começou este mês, apesar de ter sido sonhado pela comunidade surda de Marabá desde 2009.
O evento é uma realização do Instituto de Educação e Desportos de Surdos (IEDS) e conta com a parceria da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, (Semel), Federação Paraense Desportiva de Surdos (FPADS), Organização Nacional de Diversidade Surda (ONAS) e SENAI.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Hilton Rodrigues