Semed: CAP comemora 15 anos com programação especial no Cine Marrocos

0

Nesta sexta-feira (29), o Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado para Deficientes Visuais Ignácio Batista Moura (CAP), vai comemorar 15 anos de funcionamento em Marabá, com uma vasta programação no Cine Marrocos.

O evento começa às 19 horas com apresentações musicais, teatro e dança.  A história do CAP será contada a partir das experiências vividas pelos alunos. Miriam Pereira, coordenadora pedagógica do CAP, disse que o momento é aberto a sociedade, para que conheça o trabalho desenvolvido naquele centro. “É uma data muito especial, cheia de emoções porque 15 anos, além de ser um marco histórico, traz histórias de cada aluno. De superação, conquistas. Eles vão contar no decorrer de toda a programação”, enfatiza.

Atualmente, o CAP conta com 88 alunos, dentre eles, a Maria Francisca de 58 anos. A dona de casa frequenta o centro apenas há seis meses, mas já sentiu mudanças positivas na vida dela. Francisca perdeu a visão há 12 anos, em decorrência do glaucoma e teve de aprender a lidar com a cegueira. “Já leio palavras simples em braile, escrevo bem, acho maravilhoso tudo que tenho aprendido. Nunca tinha usado bengala, aqui tenho aula de orientação. Mudou a vida e vai mudar ainda mais porque aqui a gente tem incentivos para isso”, comentou.

O CAP é um centro público que atende alunos de toda a região, inclusive crianças, na idade de 02 e 03 anos. O CAP conta com uma sala de AVD (atividades para vida diária), salas de estimulação precoce, de matemática, voltada para o soroban, braile e centro de produção de materiais destinados a orientação de mobilidade de alunos com baixa visão.

O local tem ainda uma biblioteca com livros de várias áreas do conhecimento. Toda essa estrutura tem possibilitado ao centro bons resultados, na leitura, na escrita, orientação e mobilidade, que são técnicas para se locomover através da bengala, de pontos de referências.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE