SEMED: Centro de Apoio Pedagógico tem obras avançadas
O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) está prestes a ter um espaço mais amplo e estruturado para desenvolver atividades com os seus alunos. As obras de ampliação estão avançadas e aumentam a expectativa de quem depende do lugar para desenvolver habilidades, produzir conhecimento e se preparar para a vida, mas também daqueles que todos os dias se dedicam a atender os deficientes visuais. O CAP passa por obras de revitalização no antigo prédio e um novo bloco está sendo construído ao lado.
De acordo com Eduardo Bogaz, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), no novo bloco os serviços agora estão focados para a preparação da cobertura e do piso de concreto. Neste início de semana, dentre outras atividades, os operários trabalhavam na limpeza da obra para o início de uma nova etapa.
“Terminamos a laje e vamos começar a fazer a cobertura. Terminou o fechamento de alvenaria e estamos chapiscando e rebocando os fechamentos. O próximo passo é puxar o piso de concreto. Estamos finalizando também a parte da instalação de esgoto”, informa o engenheiro.
No bloco revitalizado, as mudanças já começam a fazer diferença. Seis salas já foram entregues e outras duas devem ficar prontas até a próxima semana. Embora as salas estejam divididas entre as turmas até que o próximo bloco fique pronto, Josiane Soares Martins, coordenadora do centro, afirma que o espaço já tem um aspecto mais acolhedor. Por lá, os serviços ainda são de finalização do piso de granitina no corredor da direita e falta também a implantação do sistema de combate a incêndio, mas ela garante que as salas e a cozinha já prontas vêm garantindo atendimentos com qualidade.
“A expectativa é que no segundo semestre recebamos a obra pronta. É um sonho realizado, porque lutamos tanto pra ter um espaço adequado para nossos alunos e hoje esse espaço que estamos atendendo já é um sonho, no qual eles estão tendo um atendimento mais adequado, salas mais arejadas, merenda de qualidade”, enfatiza a coordenadora.
Atualmente o CAP está oferecendo 3 refeições aos seus alunos que recebem atendimento no contraturno da escola. Além disso, o centro disponibiliza um ônibus para transporte daqueles que têm moradia mais distantes e/ou não tenham como se encaminharem até o local. Ao todo são 105 alunos, sendo 85, da rede municipal de ensino e os demais da comunidade em geral.
No CAP, além de apoio pedagógico em disciplinas curriculares, os alunos são preparados para a vida. No novo bloco serão instalados espaços como a salas de AVD (atividades para vida diária), sala de estimulação precoce, alfabetização em braille, soroban, produção de materiais, alfabetização de pessoas com baixa visão e sala de orientação e mobilidade (OM), além de hall, banheiros masculino, feminino e PCD, brinquedoteca e salas administrativas.
O CAP está localizado na Agrópolis do Incra, nas proximidades da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários. As obras no CAP estão orçadas em R$ 1.167.643,44, custeadas com recursos da Secretaria de Educação.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento