Semed: Cerca de 10 mil alunos da Educação Infantil retornam às aulas nesta segunda, 22
O sorriso no rosto da criançada e a boa expectativa dos pais marcaram este primeiro dia de volta às aulas do ano letivo de 2024 na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Marabá.
A pequena Anne Eliza, 3 anos, ansiosa para seu primeiro dia de aula no NEI Marluse, Folha 6, estava acompanhada pela mãe Dagvane Silva, que comentou um pouco da emoção ao trazer a filha, que fez questão de ir caracterizada de policial militar, sua profissão preferida.
“Toda criança gosta de vir à escola, conhecer novos amiguinhos. É satisfatório trazê-la, ver que está feliz e fez questão de ficar assim, porque ela ama tudo o que é fardado, como a PM, e o tio dela aproveitou pra fazer essa roupinha”, revela.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), até agora, cerca de 10 mil alunos estão matriculados na Educação Infantil, nos 36 NEI da Zona Urbana e 6 da Zona Rural.
Para a coordenadora escolar do NEI Marluse, Antonia Arlete de Moura, é satisfatório ver a alegria no rosto de cada criança e também por parte dos pais, visto que toda a equipe prepara o ambiente muito bem antes do ano letivo iniciar.
“É sempre cheio de muita expectativa. A gente dorme pouco, mas é gratificante, porque existe toda uma organização nas salas de aula pelos professores, para pensarmos na melhor forma de receber este alunos. Porque o lúdico tem que estar presente, tanto na escola quanto nas salas, para que o ambiente seja acolhedor e a criança queira voltar todos os dias. A gente trabalha com crianças muito pequenas e sempre temos que trazer o máximo de alegria e cor para elas”, explica.
A professora Raiane Patrícia também compartilha um pouco de sua expectativa em ganhar uma nova experiência em sala de aula, no NEI Deodoro de Mendonça, Marabá Pioneira.
“O primeiro dia de aula traz para a gente uma expectativa muito grande desde a acolhida das crianças, o processo de adaptação, um momento oportuno para a gente criar laços, vínculos com elas e proporcionar um melhor acolhimento possível para que eles possam ter um ano cheio de realizações, assim como eu também. Desejo muito que as crianças possam aprender comigo, que eu possa aprender com elas e que esse processo de aprendizagem possa se dar da maneira mais leve e feliz possível”, almeja.
A Diretora no NEI Deodoro, Josiane de Almeida, destaca a preparação pedagógica que os professores recebem bem antes do início das aulas.
“A gente já vem com a jornada pedagógica, oferecida na SEMED e depois eles vêm para a escola, onde elas montam todo um cronograma de atendimento para que a gente faça uma semana de muitas brincadeiras, histórias e diversão desde a recepção das das crianças, tanto as novatas, como as veteranas. E assim, a gente sempre trata eles com muito amor, muito carinho e muita dedicação, para que o ensino-aprendizagem seja feito da melhor forma possível”, enfatiza a gestora.
Confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos