Semed: Colégio Militar Rio Tocantins realiza formatura da 1ª turma do Ensino Médio

A cerimônia de formatura aconteceu, na sexta-feira (24), no auditório de uma faculdade particular em Marabá. Ao todo, 106 alunos, concluintes do ensino médio participaram do evento com os familiares e/ou responsáveis. O comando de Policiamento Regional II da Polícia Militar também participou da cerimônia, acompanhada do corpo docente da escola.

Para os alunos é o início de uma nova etapa, como resumiu a aluna Ana Carolina Santana Chaves. “A gente vem desde o início do ano na luta e hoje nosso coração está a mil, não só pela formatura em si, mas pelo resultado do Enem. Sabemos que é uma etapa de cada vez e essa é mais uma delas que conseguimos alcançar. Ser uma aluna do CMRio é muito gostoso de viver, e saber que os professores sempre estarão juntos da gente, nos deixam mais confiantes”, relatou.

A aluna Maria Alice Domingues também não escondia a ansiedade. Para ela o colégio vai deixar saudades, pois aprendeu que um dos mais belos valores de um ser humano deve ser o respeito com as outras pessoas. “Aqui aprendemos o respeito desde com o professor até com auxiliar, então a gente aprendeu que somos um corpo e não apenas alunos, somos uma família e esse ensinamento levamos para dentro de nossas casas”, disse.

O colégio cívico-militar Rio Tocantins iniciou as atividades com a nova proposta metodológica no ano de 2018, através de uma parceria com a prefeitura de Marabá e Governo do Estado, através da Polícia Militar do Pará. Nestes dois anos a estrutura do colégio foi completamente reformada, os alunos receberam novos uniformes e acompanhamento de policiais capacitados para atuar na formação dos alunos do ensino fundamental e médio.

“É um motivo de grande alegria e uma satisfação pessoal, pois hoje entregamos para a sociedade esses 106 alunos e partir de agora terão novos caminhos e agora eles se aproximaram da profissionalização e seguem caminhos diferentes, mas é um prazer muito grande essa parceria da PM com a educação estadual no interior do Estado que deu certo e outros municípios também já estão implantando esse sistema”, explicou o Major Harley Alves da Costa, coordenador da supervisão militar educacional.

A alegria contagiou a gestora do colégio, a educadora Hellen Nyde da Silva e Souza, segundo ela participar desta formatura é um sonho realizado enquanto professora. “É uma realização de um sonho, estamos concluindo mais uma etapa do CMRio. Formamos hoje 106 alunos e esperamos que eles deem continuidade em suas vidas, nos seus estudos e nós cumprimos mais uma etapa para que os alunos possam seguir suas vidas procurando as universidades e hoje é um dia de comemoração junto com eles”, disse orgulhosa a professora.

Luciano Dias, ex-secretário de educação e atual secretário de saúde, foi escolhido pelos alunos como o padrinho da turma. Para ele foi uma honra participar da formatura da primeira turma de alunos concluintes pelo colégio cívico-militar. “Iniciamos em 2018 e hoje nós fechamos o primeiro ciclo. Para nós é um orgulho muito grande e já se torna uma referência para todo o estado, é um orgulho para todos nós principalmente para os pais desses alunos, para os professores, para a Polícia Militar e tenho convicção que os alunos que estão saindo daqui hoje estão mais preparados para enfrentar a sociedade lá fora”, concluiu.

O coronel Juniso Honorato, comandante da CPR II, emocionou a todos, durante seu discurso no evento, quando lembrou que antes de ser um oficial da Policia Militar, trabalhava como gari em Belém, parabenizou cada aluno e seus familiares e pediu que todos colocassem seus projetos de vida sempre em primeiro plano. “O colégio cívico militar tem sido um divisor de águas tanto para a PM quanto para o município e são 106 jovens, que estão ingressando na vida adulta e toda orientação foi dada para que eles possam participar ativamente da vida em sociedade, sempre procurando o melhor para eles e para seus familiares”, destacou o coronel da PM.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Jordão Nunes

Veja as fotos 

Acessibilidade