Semed: Conselho Municipal de Educação elege novo presidente nesta quinta (10)
O Conselho Municipal de Educação (CME) empossou novos membros para a gestão 2021-2023, durante reunião realizada na quarta-feira, dia 2 de junho. O evento teve lugar no auditório da Obra Kolping do Brasil, no Bairro Belo Horizonte, em Marabá. Nesta quinta-feira, dia 10, será realizada a primeira reunião com eleição do presidente (a) da entidade.
O evento de posse contou com a participação da secretária municipal de Educação, Marilza Leite; da diretora do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Estado do Pará, Joyce Rebelo; Ronildo Sales (diretor da 4ª Unidade Regional de Educação – URE); e Maria José (representante da Universidade Estadual do Pará).
A professora Lúcia Batista Fonseca, que exerceu o cargo de presidente do CME nos últimos dois anos, avalia que o biênio foi positivo, porque diante dos desafios que foram apresentados no longo período de pandemia, o Conselho sempre tratou com responsabilidade e celeridade, dando resposta à comunidade escolar em tempo hábil. “Sempre fizemos articulação com a Secretaria Municipal de Educação e com o Colegiado”, sustentou.
Para a presidente do Conselho, desafios sempre existirão, mas é preciso superá-los dentro das possibilidades que são ofertadas. “Nesse período o CME ficou só e a contribuição dos assessores foi reduzida por conta do afastamento de muitos que trabalham na sede do Conselho”, ressaltou.
Lúcia Batista reconhece a contribuição que a secretária municipal de Educação, Marilza Leite, deu nesse período de dois anos, além do adjunto Orlando Morais e dos diretores de Ensino da SEMED. “Eles sempre acataram as sugestões que o Conselho trazia para a Secretaria em relação às políticas de educação que desenvolve”, reiterou.
A presidente também destacou que neste biênio que passou, foi possível avançar em processos junto ao Executivo, os quais estavam paralisados. “Espero que nos próximos dois anos haja mais avanços ainda, independente de quem esteja à frente do CME”, declarou.
Ela destacou, ainda, que nos últimos dois anos houve digitalização de inúmeros documentos, porque o Conselho tem um arquivo físico muito grande, com documentos que datam de 1993. “Conseguimos, da SEMED, a cedência de um servidor e de um scanner para digitalizar os documentos. Esse trabalho precisar ter continuidade nos próximos anos porque até agora só conseguimos digitalizar 17% do imenso arquivo”, contabiliza.
O CME tem competências consultivas, propositivas, mobilizadoras, deliberativas e normativas em relação à educação municipal, seja ela pública ou privada.
Os titulares do CME são os seguintes:
01 Marilza de Oliveira Leite
02 Manoel Izaque Amorim
03 Raimundo José Alves de Souza
04 Mauricio Martins Cabral
05 Aldair José Dias Carneiro
06 Ademar da Luz Filho
07 Lúcia Maria Batista Fonseca
8 Hildecy Ferreira de Araújo
9 Sirlânde dos Santos
10 Joyce Cordeiro Rebelo
11 Vicente de Paula Cardoso
12 Maria José Costa Faria
13 Marlúcia Oliveira Silva
14 Marcelo da Silva Santos
15 Elizangela Brandão dos Santos
16 Doralice Rodrigues de Oliveira
17 Raica de Araújo Lopes
18 Christian Vieri Cardoso Dias
Texto e fotos: Ulisses Pompeu