Semed: Construção da escola no Cidade Jardim gera boas expectativas aos moradores
As obras da Escola Municipal do Ensino Fundamental do Bairro Cidade Jardim estão em andamento, com 15% de execução. A primeira escola pública do bairro fica localizada na Avenida dos Buritis, Quadra 110, Lotes 01 e 04, às margens da Rodovia Transamazônica, sentido ao município de São João do Araguaia. A área mede 5.453,75 metros quadrados e terá uma área construída de 2.611,87 metros.
“A obra encontra-se em fase de execução da superestrutura, mas especificamente a execução dos pilares e execução da fundação da quadra poliesportiva”, destaca a engenheira da Secretaria Municipal de Viação e Obras (Sevop), Ana Paula Romeira Silva, responsável pela fiscalização.
José Cleudo Junior, 18 anos, morador do Cidade Jardim, reside nas proximidades da área da escola e sabe a importância do empreendimento para a comunidade.
“Os alunos do Cidade Jardim têm que acordar muito cedo para ir à escola, na Nova Marabá e tem a questão do trânsito. O acesso será muito mais fácil pra eles aqui”, comenta o jovem.
Maria Cristina da Silva é mãe de um menino de 4 anos, que todos os dias precisa apanhar um transporte para chegar à escola, na Nova Marabá. A perspectiva da comerciária é que a rotina necessária, de segunda a sexta-feira, vai mudar quando a escola estiver em funcionamento.
“Será uma melhoria, porque a preocupação vai ser menor. Muitas vezes as crianças chegam muito tarde, às vezes, já é noite, por conta do trânsito. Então será uma melhoria total”, comemora.
Márcia Magalhães, tem dois adolescentes na escola, um no ensino fundamental e outro já é estudante do ensino médio. Ela sabe o quanto a construção da escola é algo impactante para a comunidade.
“Muito bom, é maravilhoso ter uma escola no bairro, vai acabar o sufoco de muitos pais que tem a preocupação de mandar os filhos lá pra rua, de ônibus”, observa Márcia.
O projeto será composto por cinco blocos e uma quadra esportiva coberta. O primeiro bloco será o administrativo com sala dos professores, secretaria, diretoria, área pedagógica, arquivo, depósito de material didático e banheiros.
O segundo bloco será composto pela parte da recreação, cozinha, área de serviço, despensa, depósito, além dos banheiros. Os outros três blocos serão compostos por 10 salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática. A escola também irá dispor de bicicletário e um estacionamento interno com oito vagas.
É importante ressaltar que todo o ambiente será climatizado, coberto e com acessibilidade. As obras estão orçadas em R$5.305.267,05, oriundas de recursos da Educação e Erário Municipal.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Drone: Sérgio Barros
Galeria: