Semed: De casa nova, EMEF Pedro Peres aguarda os alunos para aulas presenciais
Com a revitalização do prédio concluída, a escola Pedro Peres, localizada em Morada Nova, agora está focada na arrumação dos espaços pedagógicos e na construção do plano de retorno das aulas presenciais para os mais de 900 alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, bem como dos alunos do EJA. As 14 salas de aulas já estão preparadas, inclusive com cadeiras novas.
Com os recursos federais, a escola Pedro Peres já providenciou a compra dos materiais para sinalização dos protocolos sanitários contra a covid-19. Mas por lá, com orientação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já é possível perceber medidas rigorosas de segurança, tais como a exigência do uso de máscara, a higienização das mãos com o uso de álcool em gel, água e sabão.
A gestora Helena Viana Lima, observa que por conta da revitalização total do prédio a escola está bonita e acessível o que aumenta ainda mais as expectativas da comunidade escolar.
“Os pais e alunos quando vem deixar ou buscar os cadernos de atividades perguntam quando vai começar. Estão bem ansiosos. Então, nesse primeiro momento vamos acolher eles na medida do possível. Estamos trabalhando no plano de retorno. Preparando a escola com placas, estamos fazendo de tudo para que nesse retorno a gente volte com segurança tanto para nós funcionários, quanto para os nossos alunos, a nossa preocupação é grande mas estamos confiantes”, enfatiza a gestora.
Nesse retorno, a professora Maria Amélia de Rezende, docente há mais de 20 anos, agora vai atuar em outro espaço, na sala de leitura, que ganhou novo ambiente dentro do prédio e até uma arte inspiradora feita pelo o artista Bino Sousa. Tudo pensado nos mínimos detalhes para os estudantes.
“Bastante ansiosa pra esse recomeço, confiante que tudo vai dar certo. Estamos preparando uma bela programação pra nos encontrarmos com eles. Vamos incentivar os alunos a leitura e tentar resgatar o prazer na leitura”, comenta a professora sobre as expectativas.
A EMEF Pedro Peres é uma das dezenas de escolas que a prefeitura deve entregar totalmente revitalizada antes do inicio das aulas presenciais. Com a reforma, a escola ganhou duas salas especiais para atendimento aos alunos AEE (Atendimento Educacional Especializado). São 70 alunos atendidos em dois turnos. Além de acessibilidade em todos os setores, a exemplo de corrimãos das rampas de acesso para o piso superior, piso tátil e portas ampliadas. Também foram trocadas as antigas portas de madeira por portas de ferro, trazendo mais segurança.
O transformador de energia elétrica da escola também foi trocado, garantindo mais iluminação e segurança para os alunos. A reforma da escola Pedro Peres Fontenelle foi resultado de uma parceria da prefeitura de Marabá com a mineradora Vale e teve um custo de R$713.294,03 (setecentos e treze mil, duzentos e noventa e quatro reais e três centavos). Além de Morada Nova, a escola atende alunos dos residenciais Tiradentes, Jardim do Éden e de vilas próximas, como Murumuru.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio