Semed: Desfile da Independência valoriza meio ambiente e diversidade cultural

0

Uma festa bonita, com participação grande de todas as pessoas. Muito bem organizado, todos muito bem preparados

Milhares de pessoas, de todas as idades, cores, credos e gêneros acordaram cedo e se dirigiram para Avenida Antônio Maia, neste sábado para acompanhar o tradicional desfile de 7 de setembro em Marabá. Foram 6.300 pessoas que desfilaram pela tradicional avenida da cidade, além do grande público que prestigiou o evento. Destes, 3500 eram alunos da rede municipal de ensino.

Por volta das 7h30 o prefeito de Marabá, Tião Miranda, já estava hasteando a bandeira do município e dando início às comemorações oficiais do Dia da Independência. O tema deste ano foi “Identidades Brasileiras: Lugares, Cores, Saberes e Sabores”, que buscou exaltar a diversidade cultural do país e da cidade.

“O Brasil é multirracial e Marabá ainda mais. Abrigamos aqui gente do sul, nordeste, centro-oeste. Somos formados por essa mistura de brancos, negros e índios. Nasci aqui é digo que é uma cidade que sempre abrigou e respeitou as pessoas. É importante valorizar isso através do patriotismo”, ressaltou Tião.

Representando toda está inclusão, o desfile foi aberto pelos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Temos o maior prazer de fazer parte do desfile e mostrarmos para sociedade em geral que eles também amam o Brasil. São conscientes dos seus valores, competências e habilidades”, destaca a diretora da APAE, Maria do Socorro Cavalcante.

Logo após, passaram pela avenida, representantes de ONGs, instituições e de 26 escolas do município. A secretária de Educação, Marilza de Oliveira Leite, ressalta a importância de momentos como esse para formação dos alunos. “A cidade se movimenta, as comunidades se movimentam. Hoje nossos alunos desfilam com temas atuais de preservação do meio ambiente. Contando nossas histórias, valorizando nossos ídolos. Um resgate grande do civismo, com todos os alunos imbuídos desse valor”, acrescenta.

Já próximo ao meio dia, o tradicional desfile dos militares e da Guarda Municipal encerraram as comemorações da Semana da Pátria. O general Carlos Henrique Teche, que participa pela primeira vez do desfile em Marabá, ficou satisfeito com o que viu. “Uma festa bonita, com participação grande de todas as pessoas. Muito bem organizado, todos muito bem preparados. Muito feliz de fazer parte desse conjunto”, conclui. O Exército Brasileiro participou com cerca de 1200 homens.

O secretário de Cultura de Marabá, José Scherer, comemorou o resultado do desfile. “É um momento ímpar. Uma homenagem a nossa querida pátria. É importante porque é um momento que marca a vida dos jovens que passam pela avenida. Uma multidão de gente. Nós, enquanto governo, temos que dar essa condição das pessoas manifestarem sua arte e sua cultura”, finaliza.

Texto: Osvaldo Henriques 
Fotos: Jordão Nunes

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X