SEMED: DEZ ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM PROJETO CONSTITUIÇÃO EM MIÚDOS
A Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria com a Câmara Municipal por intermédio do Projeto Constituição em Miúdos, que objetiva levar a Constituição Federal de 1988 para dentro das salas de aula. Participam do projeto dez escolas da rede municipal e na última sexta-feira, dia 9, foram apresentadas as primeiras palestras e discussões sobre o projeto.
A base do estudo é o livro “Constituição em Miúdos”, de autoria da servidora pública Madu Macedo, de Pouso Alegre (MG), que explica a Constituição em forma de diálogos dirigidos ao público adolescente.
Maria da Conceição, representando o Departamento de Ensino Urbano da SEMED revelou que o projeto encantou a todos na Secretaria de Educação porque jovens e professores precisam trabalhar as leis dentro da escola, entendendo direitos e deveres. Observou que a linguagem da obra Constituição em Miúdos é jovem e adequada aos adolescentes.
Pedro Chaves, coordenador da equipe de Formação da SEMED, informou que as escolas vão trabalhar a Constituição com um tema transversal. “Às vezes, os alunos terminam o ensino médio e não pisam na Câmara Municipal. E toda a comunidade precisa conhece o Legislativo e entender as leis do País e do município. Convidamos dez escolas para participar desse projeto, mas temos intenção que ele seja levado para toda a rede municipal”, ressaltou.
Segundo Gabriela Silva, diretora da Elmar, trata-se de um Projeto Piloto com 10 escolas do município, para turmas do 6º ao 9º ano. “É importante conhecer a Constituição porque ela é que serve de base para todas as leis e ordenamentos que os alunos vão seguir ao longo da vida”, disse ela.
Por ser uma leitura muito complexa, que proporciona várias interpretações, a autora do livro, Madu Macedo, procurou transmiti-la em linguagem mais simples. “Ficou muito boa, vocês vão poder observar”, disse Gabriela aos professores e estudantes que compareceram ao lançamento.
Ela explicou os passos seguintes do projeto, que vai iniciar com palestras proferidas nas escolas, envolvendo não só os alunos, mas também pais e professores.
Vários vereadores se pronunciaram sobre o programa, entre eles, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima. Ele falou da importância que é conhecer a Lei Maior do País, para que cada um saiba quais os seus direitos de deveres. Na oportunidade, Pedro anunciou que vai apresentar projeto de lei propondo que a Constituição Federal seja incluída na grade curricular das escolas do município.
O também vereador Marcelo Alves dos Santos (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Marabá, comemorou aquele momento, afirmando que se trata de um dos mais importantes projetos que já passou pela Casa. Afirmou que, levado às escolas, vai ajudar a formar cidadãos de bem e levá-los a conhecer seus diretos, deveres e também conhecer as atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
As primeiras 10 escolas a serem beneficiadas com o projeto, selecionadas pela Semed, são: Irmã Theodora, Josineide Tavares, Geraldo Veloso, Salomé Carvalho, Paulo Freire, São Félix, Pedro Peres Fontenelle, Deuzuita Melo de Albuquerque, Martinho Mota da Silveira e Judith Gomes Leitão.
As escolas vão receber, inicialmente, 2 mil exemplares do livro “Constituição em Miúdos”, cuja impressão foi viabilizada pelos senadores paraenses Paulo Rocha (PT) e Flexa Ribeiro (PSDB). “Espero que todos estejam envolvidos nesse projeto, porque ele só vai acontecer se professores e alunos abraçarem a causa”, disse Gabriela.