Semed: Dia D da Família na Escola promete mobilizar cerca de 200 escolas
No dia 10 de maio a equipe da DEN (Diretoria de Ensino Urbano), irá realizar blitzes em seis semáforos estratégicos da cidade, a fim de convidar os pais ao evento nas escolas.
Cerca de 200 escolas da zona urbana e rural de Marabá, estão mobilizadas para o dia D da Família na Escola, promovido pela Semed (Secretaria Municipal de Educação). Este ano, o evento que promete movimentar em torno de 55 mil alunos da rede pública, no dia 11 de maio. Entretanto, logo às 6 horas da manhã do dia 10, o time da DEN (Diretoria de Ensino Urbano), entra em campo em seis cantos de Marabá, em semáforos estratégicos da cidade, a fim de realizar blitzes de panfletagem, para convidar os pais ao evento nas escolas.
De acordo com o mestre em Educação, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de ensino urbano da Semed, este ano não terá uma temática específica para o dia, mas a ideia é tornar a escola protagonista. “Essa instituição de ensino protagonista exige a participação dos pais na educação dos filhos. A nossa intenção é formar uma escola protagonista, com alunos e professores como personagens principais”, disse Fábio Rogério. Para ele, é imprescindível a participação dos pais nesse processo de diálogo, discussão, relacionado à importância da família na escola.
A escolha de não se prender a um tema específico nesta edição, segundo o diretor de ensino urbano, se deu para que as escolas percebam quais são as necessidades de cada uma, e quais pontos devem ser abordados no dia D da Família na Escola.
“A ideia não é trazer problemas para as famílias, e sim possíveis soluções, trazer engajamento, participação, envolvimento. A escola vai envolver as pessoas da melhor forma possível. Na verdade, todo dia é dia da família na escola, mas a gente escolhe um dia do ano como principal para marcar a importância da família na escola. A ideia é mostrar para as famílias o que as escolas têm de melhor. Há muita coisa boa que está acontecendo no ambientar escolar público que os pais desconhecem”, destacou ele, que conta com toda participação da família. “Queremos que a cidade pare, porque [dia 11] é dia de visitar a escola do meu filho”, enfatizou Fábio Rogério.
Entre os locais das blitzes estão os semáforos do Shopping Pátio Marabá, da Folha 27, Avenida Nagib Mutran, Antônio Vilhena com a Avenida Paraíso, e mais o semáforo da Rodovia Transamazônica, próximo à Câmara de Vereadores.
PREPARATIVOS
A Escola “Acy de Jesus Neves de Barros Pereira”, localizada na Agrópolis do Incra, já está com os preparativos encaminhados para o Dia D da Família na Escola. Uma vasta programação vai marcar este dia de engajamento com a comunidade. Conforme a diretora do Acy Barros, Hilla Zoé Neves de Brito, a proposta é unir ao útil ao agradável, contemplando homenagens para o Dia das Mães.
As mães serão recebidas no Dia D da Família na Escola, com um dia de beleza, com direito a maquiagem e sobrancelhas com henna. Um bazar beneficente também será realizado, toda renda será revertida na compra de cestas básicas para alunos carentes da escola. Além disso, um bolo medindo mais de um metro será oferecido aos pais. A psicóloga Ivana Lacerda realizará uma palestra para os pais com o seguinte tema: o papel da família e da escola na educação dos filhos. Sorteio de brindes e uma aula de zumba com a participação de pais e filhos fechará a recheada programação do D da Família.
“Na ocasião, os alunos vão utilizar plaquinhas apelando pela presença dos pais na escola diariamente, pois eles geralmente só vêm em períodos pontuais, quando são chamados. Os alunos que temos mais necessidades, os pais geralmente não participam. Precisamos da presença deles na escola, essa presença melhora o rendimento e estreita os laços”, concluiu Hilla Zoé.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio