Semed: Dia do professor é comemorado com festa temática e homenagens

Com o tema “Mulheres Brasileiras”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) proporcionou aos quase 4 mil professores da rede, uma festa em comemoração ao Dia do Professor, comemorado dia 15 de outubro. A festividade teve lugar no Império Eventos, localizado no núcleo Cidade Nova e contou com a animação da cantora paraense Lucinha Bastos, a atração Diego Aquino, e ainda homenagens aos professores aposentados do ano. Na ocasião, aconteceu a final do concurso de vídeos da Semed.

A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, destacou que o tema foi pensado no momento que estamos vivendo de empoderamento das mulheres e que, por sinal, havia sido bem aceito. “Uma homenagem extremamente merecida, a gente vê a participação maciça dos nossos professores, muito alegres, bonitos é mais que válida pelo dia do Professor. Essa homenagem faz jus ao todo trabalho que nossos gestores, professores estão desenvolvendo junto aos nossos alunos. Esse momento é de felicidade e muita dança”, sublinhou Marilza Leite.

Orlando Moraes, secretário adjunto de Educação, ressaltou que as mulheres professoras são maioria na educação, e por isso o tema foi feminino. “Elas abrilhantaram a festa do Dia do Professor, por ser maioria, assim como é no evento é na escola, elas embelezam a educação do município. Cada ano supera a expectativa em relação ao número de pessoas”, contabilizou.

Orlando lamentou não ter espaço para trazer todos os servidores da escola para comemorar o Dia do Professor. “Desejo sorte, saúde, paz e amor aos professores, que tenhamos sonhos realizados na esperança de políticas públicas para a educação e um novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para revigorar a prática pedagógica e o professor brasileiro”, expressou Orlando Moraes.

Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano, endossou que a ideia era homenagear o professor em vários ângulos, com a festa, como também homenagear os professores com o concurso de vídeo realizado pelas escolas, em que cada escola selecionava da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, 12 professores homenageados pelo trabalho que fazem. “O concurso de vídeo foi realizado pelos alunos, os alunos são protagonistas desse trabalho. No dia da festa foi oficializado o trabalho. Está tudo muito maravilhoso”, pontuou.

Aprovação

Eliziane Mônica é professora há 32 anos, e atualmente está na gestão do NEI Cecília Meireles. Nesse NEI Infantil, a professora Cleia Maria foi homenageada. “Organizamos a homenagem para a professora dizendo que era atividade sugerida pela Semed, quando ela foi sorteada dissemos que ela tinha de estar aqui. Estou me tremendo nesse momento, porque tiramos o primeiro lugar [no concurso de vídeo no segmento Educação Infantil). É um momento muito especial, porque é uma valorização do profissional. Sempre falo para as meninas que temos de botar a cara no sol, ano passado participamos também. A oportunidade de estar em primeiro lugar e está entrando na aposentadoria”, frisou ela.

Para a pedagoga Rufina Fernandes Moura, que leciona o 2º ano do 1º ciclo, no NEI Rufina Nascimento e Silva, foi gratificante receber a homenagem. “Lecionar é algo que faço por amor, foi difícil chegar até aqui, mas eu consegui, estudando com as filhas pequenas. Sou professora há 25 anos, comecei trabalhando nos serviços gerais. Naquele tempo servia a merenda também para as crianças. Hoje eu tenho reconhecimento. A homenagem foi uma surpresa”, explicou Rufina.

A coordenadora escolar Terisvânia Pereira da Silva, da Escola Tereza de Castro, considerou interessante o tema, porque valoriza a cultura brasileira, a mulher brasileira, a mulher negra. “Eu me identifiquei com o tema pela cor da minha pele, e tenho muito orgulho. Esse é o segundo ano que participo, como estamos no mês do Outubro Rosa, esse ano a festa veio levantar um pouco mais a autoestima da mulher, com o tema “Mulher Brasileira”, podemos nos identificar como a gente é. A mulher que trabalha, estuda, a mulher de família, a mulher professora. Fico muito feliz”, garantiu Terisvânia Pereira.

A professora Diva Barbosa da Silva afirmou que a educação é um elo maravilhoso entre todos os seres humanos. “A educação nos cria, faz a gente ser livre, é algo muito bom na vida do ser humano. A gente está na educação e eu sou privilegiada por estar aqui nesse momento, e hoje estou aposentada ‘de boa’ e com saúde. É assim que temos de aproveitar nossa vida, nossa caminhada na educação. A gente não acredita que pode ser homenageada, já neste fim de carreira, mas é maravilhoso, continuamos sempre sendo professora”, declarou ela.

Por fim, a pedagoga Tânia Maia afirmou ter ganhado um presente nos últimos seis anos pela Escola Alzira de Boa Vista estar na direção daquela instituição. “Eu me sinto valorizada pela homenagem da Semed, o reencontro com colegas além de encerrar com chave de ouro. Sou bem satisfeita e resolvida na profissão, passei todos esses anos muito feliz e satisfeita com o resultado”, conclamou.

Texto: Emilly Coelho e Leydiane Silva
Fotos: Magno Barros

ACESSIBILIDADE
X