Semed: EMEF Ida Valmont inicia aulas presenciais com segurança e acolhimento
Os portões das escolas municipais foram abertos nesta segunda-feira, (13), para o retorno das aulas presenciais e os olhares estão voltados para os protocolos sanitários e acolhimento dos alunos, após esse período pandêmico. Na escola Ida Valmont, localizada no Bairro Novo Horizonte, com base nas recomendações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o plano de ação elaborado pelo comitê composto pela comunidade escolar, inclusive com a participação dos pais, tem normas rigorosas para garantir a segurança de todos os agentes da escola, desde a entrada no prédio, para evitar contaminação contra o coronavírus.
O uso de máscara, aferição da temperatura, higienização das mãos, distanciamento no chão e nos assentos, além de banners e avisos alertando sobre os cuidados e medidas preventivas, estão espalhados em pontos estratégicos por todos os cantos da escola. Por outro lado, é possível perceber afetividade com saudações de boas- vindas.
Helenilson Ferreira de Araújo, gestor da escola explica que por lá, os preparativos foram feitos passo a passo. “O primeiro passo foi montar o comitê para preparar o retorno. O segundo passo foi fazer com que a escola comunicasse a ideia do retorno seguro, a gente precisou colocar placas dando informações sobre os protocolos sanitários, e o terceiro passo foi fazer com que a nossa comunidade recebesse essa comunicação, por isso fizemos lives, informamos nos grupos e fizemos reuniões presenciais também”, esclarece.
Assim como nas demais escolas municipais, na EMEF Ida Valmont, onde estudam 502 alunos, o escalonamento está acontecendo em dias alternados. Cada turma foi dividida em dois grupos que se revezam durante a semana.
Outra medida de segurança está relacionada a entrada e a saída de alunos. Os alunos menores de 1º ao 2º ano entram às 7h30 e 13h30 acompanhadas dos pais. Já os maiores do 3º ao 5º ano somente às 8h e às 14h. No intervalo, as mudanças estão relacionadas à recreação. As turmas se revezam no refeitório para o lanche e na sequência retornam para a sala de aula.
“Estamos vivendo um momento atípico, então precisamos ter um comportamento e atitudes atípicas também. Vamos manter o distanciamento. Aquele momento de recreação no intervalo, por enquanto suspendemos. A recreação só acontecerá mesmo no momento de Educação Física.
Ações pedagógicas
Se por um lado as escolas estão atentas aos protocolos sanitários e ao acolhimento dos alunos, por outro, as propostas pedagógicas foram planejadas para garantir as 800 horas letivas anuais, conforme rege as leis educacionais.
“Nós estamos garantindo aquilo que o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação nos proporcionaram. Assegurar as 800 horas letivas anuais. Estamos trabalhando atividades não presenciais, que são aquelas que as crianças vão levar pra casa para executar. Os componentes curriculares foram assegurados integralmente dentro da nossa grade de horários de aula. Esse momento é difícil, estamos numa realidade nova, mas acredito que podemos ter sucesso. A Educação é a chave de mudança do país e do mundo, então é hora de retornar e vamos retornar com segurança”, conclui.
Pai de aluna almeja sucesso escolar da filha e confia nos protocolos
Júlio César Corrêa, pai da Júlia Gabriele de 10 anos, estudante do 5º ano, não teve dúvidas em autorizar o retorno da filha para a escola. Ficou atento às orientações e ao entrar no ambiente escolar pôde perceber o esforço dos servidores, para deixar a escola mais segura.
“Foi bom tanto pra mim quanto pra ela, que perguntava todos os dias quando iria voltar pra escola. Mesmo ela não tomando a vacina ainda, eu autorizei o retorno porque esse método que a Semed tá tomando, acredito que vai ser bom, eu confio. O retorno era necessário, por causa do aprendizado. Eu observei os informativos, álcool em gel na entrada, medição de temperatura, as cadeiras todas marcadas, tenho fé que tudo vai dar certo”, afirma o comerciário.
Texto e fotos: Leydiane Silva