Semed: Ensaios de escolas municipais na reta final para o 7 de setembro

O tema central deste ano, escolhido pela Semed, é Identidades brasileiras: lugares, cores, saberes e sabores

Às vésperas do desfile cívico das Escolas Municipais e Exército Brasileiro alusivo à Independência do Brasil, os últimos ensaios para o 7 de setembro foram intensificados. 36 escolas serão representadas por 5.400 alunos, além da presença de militares, instituições e ongs. Este ano o desfile foi dividido em duas etapas, 12 escolas desfilaram nesta quinta-feira (5), em Morada Nova, os núcleos Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá seguem a tradição na Velha Marabá, onde 24 escolas serão representadas por 2.800 alunos.

A Escola Elinda Simplício Costa, localizada no bairro Laranjeiras, se prepara para desfilar na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira, é uma das escolas que reforçaram os ensaios. 120 crianças vão marchar com o subtema “Processo migratório de Marabá falando de cores e sabores”. Segundo a diretora da Elinda, Efigênia da Silva Lima, a escola leva em 2019 para o 7 de setembro toda cultura marabaense, saindo do Cabelo Seco e indo para o Bairro Francisco Coelho, onde tudo começou. “Vamos falar do processo migratório no município, retratando pelo figurino as pessoas que vem do Piauí, do Maranhão, exaltando os bairros Cabelo Seco e Santa Rosa e aos mesmo tempo relatando a história das lavadeiras e pescadores”, apontou, ressaltando outas representatividades.

“Também trazemos um pelotão com as lendas de Marabá, o boto, a boiuna e ainda a porca de bobes. Um pelotão representando os pontos turísticos de Marabá como orla, igrejas, barcos e Casa da Cultura também vai ganhar destaque na Avenida. Ao final, fecharemos com o uniforme da escola e levaremos em grande estilo um busto feito para Francisco Coelho, o fundador de Marabá, como também o poema Marabá de Gonçalves Dias e uma bandeira gigante do município. Todos os anos a comunidade tem de prazer em participar desse momento, assim como as crianças, para eles é um lazer”, finaliza.

Efigênia da Silva Lima

A Escola Elinda Simplício Costa tem atualmente 680 alunos do 1º ao 5º ano, nos turnos da manhã e tarde. A aluna Kayla Cristina Souza Santos, de 10 anos, e já participou outras vezes do momento cívico. “Eu gosto de participar representar a escola, porque é um momento de civismo. Me sinto feliz em participar”, expressou Kayla.

Kayla Cristina

Texto: Emilly Coelho

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

ACESSIBILIDADE
X