Semed: Escola Cristo Rei nomeia “xerifes” do Projeto Ordem Unida
“O projeto faz com que nos sintamos parte da escola. Ajuda bastante na nossa evolução tanto na sala de aula como nos outros projetos desenvolvidos pela escola. Sinto uma honra que meus amigos confiem em mim e espero contribuir com professores e com a gestão da escola”.
A frase acima foi pronunciada pela nova “Xerife” da Escola Cristo Rei, Maria Eduarda, 13 anos. O novo “cargo” foi adquirido pela estudante através de votação popular dos colegas do 8º ano e faz parte do Projeto Ordem Unida desenvolvido pela Guarda Municipal de Marabá (GMM) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Mas Maria Eduarda não está sozinha, sua irmã Maria Luiza, 14 anos, também virou xerife no 9º ano. Ao todo são 20 xerifes e 20 sub xerifes que foram eleitos democraticamente por cada uma das turmas, para representarem os 786 alunos que hoje estudam na Escola Cristo Rei.
“Eu já tinha pensando em concorrer antes, desde o 1º ano. Mas sentia que não estava preparada. Achei que agora era a hora. Me sinto muito grata por ter esse cargo e muito honrada por ter sido escolhida. É um projeto muito interessante para nos alunos”, comenta Maria Eduarda.
O pai Cleiton Santos Sousa compareceu à cerimônia de nomeação que ocorreu nesta terça-feira (15) na quadra da Escola Cristo Rei para prestigiar a nomeação das filhas. “Para mim é motivo de felicidade ver minhas filhas nessa posição. Estou aqui com muito orgulho”, comenta.
Como funciona?
A diretora da Escola Cristo Rei, Gleide Hartuique, explica que os xerifes são como monitores que atuam tanto dentro da sala de aula como fora dela. “Auxiliam os professores na sala de aula, fazem a chamada, ajudam a gestão no intervalo, na organização de filas, a manter o ambiente escolar limpo. É um diferencial que temos, pode olhar o chão da escola, é todo limpinho”, comenta orgulhosa a gestora.
O cargo faz parte do Projeto Ordem Unida, que também realiza ações na escola todas as terças e quintas-feiras. “São ações realizadas antes das aulas. Na terça colocamos os alunos em ordem, cantamos hinos nacionais e do município. Fazem o pronunciamento do código de ética e o hasteamento das bandeiras”, explica.
Já na quinta-feira é realizado o treinamento. Os alunos são separados por pelotões e a atividade é realizada no contraturno em que o aluno assiste as aulas. “São iniciativas que afastam os adolescentes do crime, ensinam a ter responsabilidade, respeito a hierarquia, disciplina. São conceitos necessários para vivermos em sociedade de forma harmônica”, explica o Inspetor Chaves da GMM.
Benefícios
O projeto iniciou na escola em 2018 e junto com ele veio um crescimento na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Escola Cristo Rei de 5,4 para 5,7. “A disciplina é a base, para aprendermos as outras matérias. O respeito aos professores, aos horários, as suas obrigações. Tudo influencia no aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, comenta a diretora Gleide.
O Erick dos Santos Alves foi eleito xerife pelo terceiro ano. Ele garante que o Projeto o auxilia durante o dia a dia. “Gosto de ajudar na escola, de ajudar a professora e ajudar meus amigos. Sinto que essa responsabilidade ajuda a me desenvolver também. Gosto muito desta escola”, acrescenta o estudante do 5º ano.
Além do Projeto Ordem Unida a Escola Cristo também desenvolve outros quatro projetos como balé, música, capoeira e xadrez. O vereador Cabo Rodrigo também marcou presença e realizou a entrega de certificados aos alunos. “É uma escola que vem se destacando com seus projetos. São bons para o desenvolvimento do cidadão, para desenvolverem os fundamentos de uma sociedade civilizada”, conclui.
Texto e fotos: Osvaldo Henriques