Semed: Nesta terça, 29, a Escola Cristo Rei premia os melhores no Campeonato de Leitura
A Escola Municipal Cristo Rei, no Bairro de Jardim União, premiou na manhã desta terça-feira, 29, seus melhores leitores. A cerimônia especial aconteceu na quadra de esportes da escola e contou com a participação de alunos e pais de alunos premiados. São 11 alunos premiados por sua dedicação à leitura durante todo o ano.
O objetivo do projeto Campeonato de Leitura da Escola Cristo Rei é incentivar os alunos à prática da leitura diária e também melhorar a criatividade e a escrita dos alunos. O projeto criado em 2018 ficou parado devido ao período da pandemia e retornou este ano com vários alunos destaques na leitura.
Uma dessas alunas é a pequena Maria Clara Santos Ferreira, 12 anos, que leu 77 livros no ano. Com esta quantidade de livros, Maria Clara conseguiu o 3º lugar. “Eu gosto de ler histórias e meus professores me incentivam muito. Eu comecei a gostar de livros ainda mais criança e de lá pra cá não parei mais. Ano que vem quero ganhar em primeiro lugar”, disse.
O aluno Ramon Gonzaga Bastos, 12 anos, ficou em 2º lugar. Ele diz que a leitura ajuda-o a desenvolver novas habilidades na escola. “Através da leitura desenvolvi várias habilidades que antes não tinha e me ajudou em muitas matérias. Agora é não parar mais”, enfatiza.
Emílio Gonzaga da Silva, pai de Ramon, disse emocionado que o filho está tendo a oportunidade que ele não teve quando era adolescente. “O que eu estou dando para o meu filho é o mais importante. É a educação, o que eu queria pra mim no meu tempo, eu não pude ter e hoje ele pode estar numa escola me dando orgulho. Eu estou muito emocionado com este reconhecimento a ele”, disse.
Os livros vêm mudando a vida de cada um dos alunos da Escola Cristo Rei. O grande campeão da leitura de livros é o jovem Jadiel da Silva Santos. Somente em um ano, ele conseguiu fechar a leitura de 168 livros, com a entrega da respectiva resenha.
“Só tenho a agradecer aos professores da escola, à diretora por ter criado esse concurso. Aprendi a ler aqui na escola incentivado pelos professores e este ano li 168 livros. É algo que a gente não vai contando, vai gostando da leitura e logo quer ler outro livro”, disse Jadiel da Silva Santos leu 168 livros.
Cada vez mais os alunos estão envolvidos com a leitura, com a música, com a arte e com a cultura na Escola Cristo Rei. Os alunos participam de projetos e programas de incentivo à leitura e outras práticas culturais. Para a diretora da escola, é uma gratidão acompanhar o desempenho de cada um de seus alunos.
“O projeto foi criado aqui na escola em 2018. Após a pandemia nós intensificamos e funciona com a disponibilização de livros da biblioteca para os alunos e além da leitura ele deve apresentar ao professor responsável a resenha do livro porque não é por ler ele deve mostrar que entendeu o livro e o campeão de hoje leu mais de 100 livros e isso é espetacular”, disse a educadora Gleide Hartuick, diretora da Escola Municipal Cristo Rei.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio