Semed: Escola Jonathas Pontes é entregue para comunidade totalmente revitalizada
Uma cerimônia repleta de apresentações e entusiasmo. Assim foi a entrega da reforma para a comunidade da Escola Jonathas Pontes Athias, localizada na Folha 22, Nova Marabá, na noite desta quinta-feira (12). Alunos, professores, a gestão e todo corpo de funcionários que compõem aquela instituição de ensino, agora estão mais acomodados, depois de uma revitalização que contempla desde pintura, construção de auditório, quadra, até partes elétrica e hidráulica.
O evento abriu com uma apresentação de coreografia da música Brisa, da cantora Isa, com alunas do 6º ano. Logo em seguida, em seu discurso, o secretário municipal de Obras, engenheiro Fábio Moreira, exaltou a parceria com diretor José de Ribamar de Souza Andrade. “Considero uma das escolas mais bonitas da cidade, mas estava escondida e maltratada. Agora, está aprazível para crianças e adolescentes estudarem e terem um bom futuro. Vamos entregar mais escolas desse porte para desenvolver a educação”, destacou Fábio Moreira.
O vereador Frank Carrero destacou que agora a escola está a cara de Marabá e que a motivação será bem maior com estrutura daquele porte. Também compondo a mesa da cerimônia de reinauguração, estava ao lado de Frank, o vereador Mariozan Quintão, ele ressaltou que o povo deseja ver Marabá com investimento na educação. “Me sinto jovem quando vejo uma inauguração de obra”, explicitou ele. Ainda representando o poder legislativo, a vereadora Priscila Veloso, classificou a obra como de qualidade. “As inaugurações de escolas são importantes para Marabá. Quero testemunhar que o município está bem melhor para se viver. Essa gestão pensa no interesse coletivo e o resultado é a entrega de uma escola como essa”, sublinhou.
O andamento da cerimônia contou também com a apresentação de discentes do 5º ano, coreografando a música Emília, de Baby Consuelo, orientadas pela professora Núbia Fialho. Representando a escola Jonathas Pontes Athias, o diretor José de Ribamar de Souza Andrade, disse que se tratava de um dia de festa, de agradecimentos à Deus, às Secretarias de Obras e e de Educação, bem como de professores e alunos. “Eu acompanhei toda obra, antes não tínhamos espaço adequado e tínhamos de fazer a mesma reunião para a comunidade, em dois turnos. Eu acompanho e afirmo que o prefeito está escrevendo um livro chamado Prática de Gestão Eficiente todos os dias em Marabá”, explicou, ressaltando que uma reforma como essa impacta no protagonismo do trabalho feito dentro da escola, logo, a motivação acaba incentivando nos resultados.
A reforma, que beneficia cerca de mil alunos do 1° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, contemplou além de pintura e telhado, a parte elétrica. Ademais, a construção do auditório que, na estrutura anterior havia desabado, agora comporta mais de 150 cadeiras, a biblioteca antes funcionava dentro de uma sala de aula, desta feita, possui mais de 80 metros quadrados.
Marilza de Oliveira Leite, secretária municipal de Educação, frisou que esta é a 17ª obra relacionada à educação entregue somente neste ano de 2019. Ainda estão em andamento mais 20 obras de escolas em todo município. “As reinaugurações e inaugurações nos emocionam, porque a educação é trabalhar para alunos e toda comunidade escolar envolvida”, classificou a secretária de Educação, complementando a gratidão de estar à frente da Semed.
“Sabemos que as escolas que são entregues com novo figurino trazem aos alunos e professores uma satisfação muito grande, e isso contribui para melhoria do aprendizado, com certeza absoluta. É uma escola tradicional, com 33 anos. Desejamos aos nossos estudantes que saibam preservar e conservar, que aqui tenham prazer de atender e se tornarem cidadãos melhores para nossa cidade e estado”, almejou.
Na sequencia, as alunas do 2º ano, orientadas pela professora Eliane Andrade, apresentaram a coreografia “Índios do Brasil”. Ao ver a animação dos alunos com mais uma entrega de unidade escolar, o prefeito Tião Miranda estava cheio de alegria. “Adoramos reformar e inaugurar escolas, sempre falo que é a obra que mais gosto. Herdei da minha família que acompanhava os resultados dos oito filhos na educação, por isso é tão importante a parceria família e escola. A cidade está pujante e se organizando, entregamos o recurso público com seriedade, pois somente com o trabalho se constrói uma cidade melhor. Temos de fomentar os jovens e dar oportunidade a eles, pois uma pessoa com formação é diferenciada e solidária”, ressaltou o gestor.
REPERCUSSÃO
A cabeleireira Cristina Solino, contou que depois que a filha Juliana Solino, que estuda o 6º ano na Escola Jonathas Ponthes Athias, ela mudou para melhorar. “Ela melhorou o comportamento, a estrutura do colégio ficou linda, está muito chique aqui. O ensino melhora também, estou adorando. Minha filha está bem motivada, são muitos eventos. Eu dou nota mil”, elogiou.
A aluna Juliana Solino, de 11 anos, opinou que agora está bem melhor a escola para ela, pois está mais bonita. “O espaço está bem melhor, antes estava uma sujeira. Venho mais motivada e feliz para a escola, aqui estão meus amigos e professores que gosto muito. O auditório ficou bem bonito, lá vamos fazer apresentações que antes fazíamos no pátio ou quadra”, lembrou ela.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio