Semed: Sem estudantes não há Educação. Parabéns por seu dia!
Hoje, 11 de agosto, é o momento de comemorar o Dia do Estudante, data que tem o objetivo de destacar a fase de contínuo conhecimento e a luta pelo direito à educação. Em Marabá, 56 mil estudantes da rede municipal celebram a data, nas 223 escolas municipais.
A diretora Gleide Hartuique, gestora da Escola Municipal Cristo Rei, conta que a escola atende 800 alunos, divididos do 1° ao 9° ano. Ela explica que a Cristo Rei é uma escola de projetos, tem o de Ordem Unida em que se trabalha disciplina, o de Música, de Leitura Integrada, de Ballet, de Capoeira e de Xadrez. “É uma escola que trabalha o primeiro período que o aluno começa a estudar as disciplinas, como português e matemática e à tarde trabalhamos com os projetos.
“Neste Dia do Estudante, parabenizo todos os estudantes. Uma escola acolhedora e bem organizada para que os estudantes tenham um ano letivo maravilhoso e gostem de estudar e tenham prazer de vir à escola.”
A estudante do 6° ano, da Escola Municipal Cristo Rei, Andressa Silva, tem o sonho de se tornar médica pediatra ou empresária. Ela conta que realizou pela primeira vez a prova Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conseguiu passar para a segunda fase.
“Estou muito feliz, sou muito grata aos professores, que nos incentivam a cada dia estudar mais. Vimos provas passadas da Olimpíada e estudo em casa também. A minha matéria preferida é matemática.”
Waglene Ferreira Gomes da Paz, diretora do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), coordena os 1.045 estudantes do colégio, do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. A escola possui clubes, que têm o objetivo de proporcionar maior aprendizagem aos alunos, com aulas de robótica, língua portuguesa, matemática, música, jiu jitsu, corrida e handebol.
“Quero parabenizar todos os estudantes da nossa cidade pelo Dia do Estudante e dizer que sem vocês não haveria educação, parabéns!”
Rayanne Virgínia da Silva, estudante do 9° ano, é medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
“Me dedico bastante nos estudos, tenho muito foco e por isso, ganhei medalha, e passei para a segunda fase da OBMEP, todos são capazes, basta dedicação e empenho”, explica. Ela conta que o segredo para tirar boas notas e se destacar nas olimpíadas é prestar muita atenção nas aulas e sempre realizar as atividades que são propostas, com empenho.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Jéssica Brandão, Paulo Sérgio e Arquivo Secom