SEMED: Formação para gestores escolares destaca planejamento no avanço da educação

Não basta só um time de professores bons, nós temos de ter lideranças pedagógicas dentro da escola, sendo a ideia fortalecê-las, e também o grupo gestor do ambiente escolar como um todo.

Com vistas no plano de ações para 2019, na preparação da volta às aulas da rede pública municipal, aconteceu nesta quarta-feira (16), no Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, a formação de equipes gestoras promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).  Cerca de 400 profissionais da educação, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais participaram do evento.

Com o tema “Planejamento de Metas e Ações”, a formação contou com a presença do mestre em Gestão Alex Moreira Roberto, especialista em Liderança, Gestão e Inovação, do Instituto Elos Educacional de São Paulo, que falou sobre a importância do planejamento, sendo que a tendência é aprender muito mais pelo exemplo, do que pela indicação.

“É importante os gestores acreditarem no planejamento, se planejarem e se organizarem para inspirar e apoiar os professores no planejamento das aulas. Esse exercício de formar os gestores mostra o quanto a Secretaria Municipal de Educação acredita na formação continuada dos gestores escolares. Eles precisam se fortalecer para nas escolas fortalecer os professores”, explicou o palestrante.

A reflexão de Alex Moreira versou sobre a importância de pensar um plano de ação, um problema que seja relevante para a escola, engajando a comunidade para resolvê-lo de maneira estruturada e sistêmica. Ele também afirmou que a indisciplina dos alunos pode ter relação com a falta de gestão do professor em sala de aula. “Isso reflete a necessidade do diretor e coordenador formar melhor os professores”, sintetizou.

SEMED

Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano da Semed, lembrou que a formação desta quarta-feira (16) constitui a programação do início do ano de 2019. Além da parceria com o Instituto Elos Educacional, a Semed também possui laços com a Fundação Lemann, ambos de São Paulo, para elaboração de metas e ações para 2019.

“Essas metas serão pontuadas nas escolas com professores e equipe de gestores. Temos uma fundamentação teórica que pontua, orienta do ponto de vista metodológico como se consegue uma meta, e a elabora. Instrumentalizamos os professores para a construção dela”, destaca o diretor de Ensino Urbano, acrescentando que, não basta só um time de professores bons, e sim lideranças pedagógicas dentro da escola, sendo a ideia fortalecê-las, o grupo gestor do ambiente escolar como um todo.

PARTICIPANTES

Rosângela Teixeira Lima, coordenadora do CMRio (antigo Caic), destaca que a capacitação é importante não só para equipe gestora. “Como para os professores que estarão de fato em sala de aula desenvolvendo esse trabalho, melhorando a qualidade do ensino. O planejamento é essencial para que realmente o trabalho dê certo”, garante.

Outro que também viu com bons olhos a formação continuada para gestores foi Ribamar Andrade, diretor Escola Jonathas Pontes Athias. “É importante para promover a motivação inicial do ano letivo, e para fazer acertos do planejamento da parte estratégica da Semed e da própria escola. Não tenho como cobrar de alguém se não estou atualizado dentro do processo que o outro faça. Tenho que está apto para fazer acompanhamento e avaliação desse processo”, frisou.

OUTRA FORMAÇÃO

O próximo grupo que participa de formações continuadas antes do início das aulas, previsto para dia 28 de janeiro, é o dos professores da rede. A semana pedagógica em cada unidade escolar será realizada no período de 21 a 25 deste mês. Nos dois primeiros dias, os professores da educação infantil ao ensino fundamental participarão da II Etapa do Seminário de Alinhamento Pedagógico em Rede à Base Nacional Comum Curricular, sob a coordenação e realização do Departamento de Ensino Urbano da Semed. Nos dias 24 e 25, os professores retornarão para as escolas e núcleos de educação infantil de origem para participarem do alinhamento pedagógico e administrativo com as equipes gestoras e do processo de elaboração dos planos de ações e metas para o ano de 2019.

ACESSIBILIDADE
X