Semed: Fundação Lemann traz curso de matemática para professores de Marabá

Uma especialista da Mathema, em parceria com a Fundação Lemann, está em Marabá para um encontro com os professores de 1º ao 9º ano da disciplina de matemática. A proposta é trabalhar com os professores para que sejam formadores e multiplicadores. A parceria da Secretaria Municipal de Educação com a organização sem fins lucrativos internacional teve início ano passado e vem proporcionando momentos de construção de estratégias para melhorar a educação na rede municipal.

Desta vez, a formadora Priscila Cerqueira Mendes, de São Paulo, trouxe como ação do Programa Mathema a oficina Didática Específica da Matemática (Demat). O curso iniciou na segunda-feira, 10, e encerra nesta terça-feira, dia 11, tendo como público alvo os educadores desta disciplina que atuam nas escolas da rede municipal de ensino de Marabá.

No primeiro dia, o curso foi voltado para professores que atuam com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e hoje participam os que ministram a disciplina de matemática do 6º ao 9º ano.

A formação está sendo realizada na Sala 2 da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que funciona ao lado da sede da Secretaria Municipal de Educação. Foram convidados 30 professores de matemática das seguintes escolas: Odílio Maia, Jonathas Pontes Athias, Pequeno Príncipe, Pedro Peres, Deuzuita Melo de Albuquerque, Julieta Gomes Leitão, São Félix, Basílio Miguel, Walquise Viana, Evandro Viana, Francisca Oliveira Lima, Maria das Graças e José Flávio.

Para Pedro Chaves de Souza, membro da equipe de formação da Secretaria Municipal de Educação, o principal objetivo é fazer com que as crianças na sala de aula aprendam e gostem da matemática. “O grande foco é melhorar a prática da matemática levando estratégias que levem os alunos a aprenderem da melhor forma. Essa parceria com a Fundação Lemann e as formações irão proporcionar aos professores um maior conhecimento para envolver os estudantes. A professora Priscila Cerqueira está apresentando resolução de problemas e como incluir jogos matemáticos na aprendizagem”, explica.

Priscila Cerqueira é mestre e especialista em Educação Matemática. Atuou como professora durante 25 anos nas redes pública e privada de ensino. Trabalha há 16 anos com formação continuada de professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  Participou da elaboração de curso online de educadores do Projeto Fórmula da Vitória Matemática, uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Mathema. Elaborou pós-graduação online para a UCB para professores dos anos iniciais de Matemática.

Texto: Ulisses Pompeu
Foto: Magno Barros

 

ACESSIBILIDADE
X