SEMED: JOGOS ESTUDANTIS TÊM 1.020 ALUNOS INSCRITOS EM 11 MODALIDADES
Competição vai inovar este ano com introdução do badminton, modalidade que está em ascensão em Marabá
No período de 3 a 13 de abril, estudantes de 32 escolas públicas e privadas de Marabá vão participar da 10ª versão dos Jogos Estudantis Marabaenses (JEMS), promovidos pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação). As inscrições encerraram e registraram um total de 1.020 alunos inscritos para disputar quatro modalidades coletivas: futsal, handebol, voleibol e basquetebol e ainda cinco individuais: tênis de mesa, xadrez, judô, atletismo e natação.
A coordenadora do Departamento de Educação Física da SEMED, Cinthya Amazonas Tenório, explica que uma cerimônia agendada para o dia 3 de abril vai marcar a abertura da competição, com participação de estudantes de todas as escolas envolvidas, inclusive da zona rural. Hoje, terça-feira, dia 27, foi realizado um congresso técnico sobre o evento, envolvendo os professores de educação física da rede municipal que estarão à frente das equipes durante os jogos.
Do dia 4 até o dia 6 serão realizados os jogos na modalidade handebol, disputados no Ginásio da Folha 16. As equipes de voleibol vão se concentrar no Ginásio Deuzuita Melo, no Laranjeiras, para as competições durante todo o dia.
Nos dias 5 e 6 serão realizados os jogos de basquetebol, no Ginásio Osorinho, na Velha Marabá. O futsal, masculino e feminino, inicia no dia 9 e prosseguem até o dia 13. Pela grande quantidade de equipes inscritas, esta será a modalidade com tempo de disputa mais longo.
O xadrez ocorrerá na Escola Anísio Teixeira (dia 7); tênis de mesa no Ginásio do Deuzuita Melo (dia 6); atletismo na Estação Conhecimento (dia 14); judô no Ginásio Deuzuita (dia 7); natação no CSSM (dia 7); e badminton no Deuzuita (dia 5).
Cinthya Tenório ressalta que os Jogos Estudantis é um evento educacional que objetiva difundir e reforçar a construção da cidadania e dos ideais do movimento olímpico nos alunos, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e flair-play. “Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos e socializam-se”, prega.