Semed: Marabá sedia treinamento para Plano de Ações Articuladas da educação
Construção de escolas e creches; reforma e ampliação de unidades de ensino; compra de veículos escolares (ônibus, lanchas e bicicletas); aquisição de mobiliário, de equipamentos de cozinha e de laboratório; compra de material esportivo e cultural; realização de cursos de formação na área educacional. Municípios podem ser beneficiados com recursos da União para financiar essas e outras iniciativas durante o quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR), entre 2021 e 2024.
Com esse objetivo, representantes da área de educação de 38 municípios do sul e sudeste do Pará participaram, nesta sexta-feira, 24, de um treinamento presencial com o renomado instrutor Eder Carlos Dalberto, que objetiva capacitar secretários municipais de educação e técnicos na elaboração do planejamento educacional 2021-2024, através do PAR.
O evento foi realizado no auditório da Faculdade Carajás, na Folha 32, e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Marilza Leite, do adjunto Orlando Morais e outros técnicos da Semed. A programação contou com apoio da AMAT Carajás, que ajudou a mobilizar os representantes dos municípios.
Marilza Leite deu boas-vindas aos presentes e enalteceu a importância do Plano de Ações Articuladas para ajudar os municípios a realizarem a gestão de suas redes de educação. “Fiz questão de participar desse evento por considerá-lo relevantes para nossa equipe, pois o PAR 4 já abriu as propostas e temos prazos para inserir as informações no sistema e conseguir, assim, mais recursos para a educação do município de Marabá. Acredito que vocês têm os mesmos interesses”, disse Marilza aos presentes.
Orlando Morais relembrou as grandes dificuldades passadas pelo setor educativo nos últimos anos devido à pandemia. “Mais que qualquer outro setor, a educação sofreu muito e precisamos aproveitar todas as oportunidades dadas para investir e diminuir o grande prejuízo que nossas crianças estão sofrendo”, destacou”.
Orlando Morais
Morais agradeceu o apoio que a CEI Editora e Distribuidora forneceu para a realização do evento em Marabá. Antônio José Ferreira, prefeito do município de Mogeiro, na Paraíba, é o CEO da CEI Editora e disse que ficou entusiasmado em poder trazer Eder Carlos a Marabá e proporcionar um treinamento relevante para os municípios desta região. “Como empresário na área educacional há 25 anos, trouxemos a esta região um dos técnicos mais bem-conceituados em relacionamento dentro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”.
Ele garantiu que as orientações de Eder Carlos vão potencializar os municípios a captarem mais recursos junto ao governo federal. “Há muitas iniciativas na plataforma do FNDE que podem ser acessadas, mas os técnicos dos municípios precisam ter conhecimento de como utilizar esses recursos”, advertiu.
Eder Carlos apresentou aos secretários municipais de educação e técnicos como elaborar do planejamento educacional 2021-2024, através do Plano de Ações Articuladas. Também discorreu sobre a relevância de técnicos municipais, assessores jurídicos e engenheiros sobre como monitorar, acompanhar, executar programas e sistemas do MEC/FNDE vinculados ao PAR, com o objetivo de sanar pendências, habilitando o município para captar novas receitas para os próximos quatro anos.
O Plano de Ações Articuladas
Importante instrumento de gestão educacional, o PAR é um planejamento plurianual que estados, municípios e o Distrito Federal fazem para alavancarem suas redes de ensino, além de possibilitar o recebimento de recursos federais para melhorias no seu sistema educacional. Ele é dividido em quatro dimensões: gestão educacional; formação de profissionais de educação; práticas pedagógicas e avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Dentro dessas quatro grandes áreas, uma série de parâmetros dimensiona todos os aspectos de cada rede pública de ensino. E aponta as prioridades a serem atacadas para que a educação seja mais eficiente em cada município e estado.
Texto e Fotos: Semed/Secom