Semed: Merendeiras da rede de ensino municipal participam de treinamento e capacitação sobre manipulação de alimentos
Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) realiza o treinamento e capacitação sobre manipulação de alimentos voltada para as merendeiras e auxiliares de serviços gerais, que atuam na rede municipal de ensino. O evento ocorre no Carajás Centro de Convenções com a participação de cerca de 500 merendeiras das zonas rural e urbana.
Maria Rosa Ribeiro é merendeira há 16 anos na escola Caminho da Liberdade, na Vila Josinópolis, distante cerca de 240 km da zona urbana do município. Ela conta que chegou na quinta-feira para participar da capacitação e compartilha a expectativa e importância desse momento, enquanto profissional.
“Quando apareceu esse convite, eu achei por bem vir para aprender porque você nunca sabe tudo, sempre estar apta a aprender mais coisas. Eu acho muito bom, muito viável, porque tem muitas que não sabem o que é a função da merendeira. Então, eu acho muito bom esse treinamento. Eu costumo dizer que nós merendeiras somos a graça da escola porque sem nós os alunos não são felizes. Não adianta, é porque nós é que fazemos toda a felicidade deles. Eu vejo que é muito importante a merenda, de boa qualidade, principalmente. Amo minha profissão, amo matar a fome dos alunos”, ressalta.
Ao longo do dia, a programação apresenta palestras que abordam diversas perspectivas da merenda escolar, como manipulação, armazenamento, importância nutricional, processamento e legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“O objetivo é apresentar os conceitos, procedimentos que devem ser seguidos, garantindo a segurança alimentar dos alunos, no fornecimento de uma alimentação com condições higiênico-sanitárias, questões nutricionais. O PNAE vem com o objetivo de dar acesso a esses alunos a garantia de uma alimentação nutricional, de segurança alimentar, atendendo o direito humano à alimentação adequada”, ressalta Fabíola Badu, Responsável Técnica pelo PNAE no município.
Para Ruty Moreira, merendeira há sete anos na escola Professor Raimundinho, no bairro Belo Horizonte, o curso é oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Eu aprendi muita coisa sobre os alimentos, sobre o que deve e o que não deve fazer na escola, sobre as comidas preparadas, fazer os alunos se sentirem bem sobre os alimentos, sobre a alimentação ser apropriada para eles. O que eu aprender eu vou levar porque como eu trabalho como merendeira. E eu gosto muito de trabalhar com o que eu faço, como eles falaram, a gente tem que se dedicar com muito amor para fazer uma coisa que as crianças se surpreendam e gostem. O que eu aprender aqui vou levar para a escola para melhorar mais ainda o alimento”, destaca a merendeira.
Essa capacitação não ocorria há alguns anos, devido à pandemia, podendo ter sido realizada esse ano, sem afetar o calendário letivo. O coordenador da merenda escolar da Semed, Augusto Alves Filho, ressalta que a capacitação já havia sido programada há algum tempo.
“Agora, depois dessa pandemia, já está tudo quase que controlado decidimos fazer hoje. Essa capacitação de manipulador de alimentos influencia muito no dia a dia de cada um que manipula alimento dentro das escolas. É uma ferramenta a mais para que tenha mais proporção; serão entregues os EPI´s (Equipamento de Proteção Individual), armazenamento, confecção, para que lá no fina essa merenda seja entregue com qualidade e segurança para os alunos”, avalia.
A programação segue até às 17h e finalizará com coquetel e apresentação da banda da Fundação Casa da Cultura.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio