O objetivo da Mostra é estimular a participação dos alunos em atividades que vão além da rotina de sala de aula

Continua nesta quinta-feira (28) o ciclo de apresentações culturais da 3ª Mostra da Educação Municipal de Marabá. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27, no Centro de Convenções Carajás, onde também houve apresentações culturais, com musicais e peças teatrais, dos alunos de 17 instituições de ensino, sendo 12 escolas do ensino fundamental e 5 Núcleos de Educação Infantil (NEI).

Com o tema “Escola Protagonista: arte, cultura e conhecimento”, a mostra se estende até sábado (30), do Shopping Pátio Marabá, onde ao todo 70 escolas e creches estarão presentes com alunos se apresentando ao longo do dia.

Nesta quinta-feira (28) no período da manhã, das 10 às 12 horas, foram realizadas apresentações de carimbó, peças de teatro e recital com alunos de oito instituições de ensino. E após as 14 horas, 17 escolas tiveram seus representantes participando do ciclo de apresentações num palco armado no Piso L3 do shopping.

Este ano, ao todo, 87 instituições de ensino da área urbana de Marabá integram a Mostra de Educação, que tem por objetivo estimular a participação dos alunos em atividades que vão além da rotina de sala de aula, mas que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento.

Durante a cerimônia de abertura, nesta quarta, a secretária municipal de Educação, Marilza Leite, destacou que o momento atual da educação municipal é especial, com inauguração de obras e fortalecimento do ensino. “Temos trabalhos maravilhosos nas escolas e as pessoas que vivem no município de Marabá precisam conhecer o que é feito dentro de nossas instituições”.

Marilza observou que há 43 anos lida com educação de adolescentes e jovens, seus cabelos branquearam, “mas a juventude impera no meu corpo. Estou radiante com este evento e me alegro a cada apresentação”.

Ela agradeceu o empenho de formadores e diretores de departamentos da SEMED e considerou que o shopping é uma vitrine para a educação pública há três anos, quando foi instituída a Mostra de Educação.

Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano da SEMED, agradeceu à secretária Marilza por priorizar o ensino e enalteceu o esforço do time do Ensino Urbano pelo trabalho realizado. Lembrou que a professora Cristina Arcanjo foi a autora do projeto da Mostra da Educação, que mostrou-se um sucesso entre educadores e comunidade.

Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Ulisses Pompeu e Magno Barros