Semed: 4ª Mostra da Educação Municipal segue no Shopping Partage
Com o tema “Saberes em Movimento: ciências, cultura e arte”, a programação da 4ª Mostra da Educação Municipal continua, agora, no Shopping Partage, com apresentação de trabalhos e projetos realizados dentro das escolas municipais de Marabá.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento ficou dois anos sem realização por causa da pandemia. Nos três dias de mostra, são mais de 50 apresentações de expressões artísticas, como danças regionais, dramatizações, musicais e outras atividades, garantindo maior interação entre os estudantes e o público.
“Essas crianças tanto se apresentam, como interagem participando das apresentações das outras escolas. Uma expectativa, ela é alta porque a gente possibilita, além de protagonismo, interação entre os estudantes da rede municipal de ensino”, explica Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor geral de ensino da Semed.
Neste segundo dia de evento, quem se apresentou foi a pequena Lara Isabella Silva, de 7 anos. Ela está no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Salomé Carvalho, na Folha 16. A apresentação contou a história da boneca de pano Emília, um dos personagens clássicos da literatura infantil brasileira.
“Foi bom, eu amei muito. Nós ensaiamos ontem e anteontem, três dias. Gostei da história e quase todos os dias vamos na sala de leitura”, conta.
E foi na sala de leitura citada por Lara, que surgiu o projeto para apresentação artística, como explica a professora da sala de leitura Maria Laise Rocha. “Nós desenvolvemos esse projeto na sala de leitura, sobre a dança, Emília, para incentivar a leitura, escrita e a expressão, aprimorar e melhorar a aprendizagem e a leitura. Incentivando para eles não ficarem inibidos quando forem apresentar trabalhos. Resolvemos fazer esse projeto para o desenvolvimento intelectual”, ressalta.
Com a programação aberta ao público, diversas pessoas acompanharam as apresentações dos alunos. Entre elas estava a acadêmica de psicologia Priscila Sousa, que aproveitou a volta no shopping para apreciar as apresentações.
“Achei muito interessante e até agora estou maravilhada com a apresentação deles. Eu acho muito importante para a comunidade no geral ter acesso ao que acontece dentro das escolas. Então, é de grande importância que a escola apresente para a sociedade qual o desenvolvimento dentro delas para que isso afete também a vida dessas crianças e vejam a cultura, a ciência e a arte com um olhar diferente e isso impacta na sociedade futuramente”, destaca.
A professora Luciléia Alves, atuante na coordenação do 1º ao 5º ano na Semed e integrante da organização da 4ª Mostra, elogia a participação de todos, inclusive dos pais.
“Está sendo um privilégio grandioso as escolas desenvolvendo esse belíssimo trabalho. São trabalhos que eles vêm desenvolvendo no decorrer do ano e hoje trouxeram uma amostra para compartilhar com a comunidade em geral. São troca de saberes, experiências. O engajamento dos pais, dos professores e alunos é belíssimo”, avalia.
A programação segue até este sábado, 5, das 10h às 18h.
Texto e fotos: Ronaldo Palheta