Semed: NAETEA encerra ano letivo com exposição de atividades dos alunos
A segunda-feira, 11, começou cheia de muita diversão e também com exibição das mais variadas atividades desenvolvidas pelos professores do Núcleo de Atendimento Especializado para Alunos do Espectro Autista (NAETEA). Acompanhados dos pais, os pequenos e também os maiores puderam apreciar as suas produções da sala de aula e assim relembrar bons momentos. Além disso, teve muita diversão, brincadeiras e lanche, para finalizar o ano letivo de 2023 com chave de ouro.
“Hoje a gente tem a culminância e o encerramento do ano letivo, onde temos exposto aqui um pouquinho do atendimento educacional especializado que tivemos durante o ano todo. Os professores, as equipes pedagógicas e clínicas trabalharam as AVD, que são as atividades da vida diária para as crianças autistas, que trazem ali o sistema monetário, o supermercado, o que as crianças têm contato no dia a dia, para que isso possa ser trabalhado dentro do atendimento educacional especializado”, destaca a diretora do NAETEA, Núcia Rodrigues.
Atualmente, o NAETEA atende mais de 100 crianças no contraturno do ensino regular, onde é realizado a estimulação precoce, por meio de inúmeras atividades específicas a cada grau do Autismo, para que elas possam desenvolver-se e tornem-se funcionais às atividades diárias.
“São poucos os municípios que têm esse atendimento educacional especializado dentro de um núcleo. Então, dentro do NAETEA, nós temos aqui o atendimento pedagógico, juntamente com os atendimentos clínicos, para atender as crianças que estão matriculados na rede municipal de ensino. Então, Marabá passou à frente com esse atendimento para que essas crianças que estão no ensino regular matriculados possam receber no contraturno o AEE, que é o atendimento educacional especializado”, ressalta Thais Mendes, coordenadora da Educação Especial pela Semed.
Para a mãe do pequeno Isaac, Fernanda Torres, 40 anos, autônoma, os trabalhos desenvolvidos com o filho têm sido significativos para o desenvolvimento do pequeno.
“Ele melhorou bastante a questão de foco, a atenção que ele não tinha. O Isaac, além de autista, também é imperativo e tem quadro convulsivo. Então a gente vê uma grande melhora nesta parte, a questão de foco, de atenção, coisas que ele não fazia antes. E a gente vê novos progressos, por isso é fundamental esse núcleo”, comenta a mãe.
Criado em 2022, o Naetea fica localizado na Marabá Pioneira, próximo à Unidade Básica de Saúde João Batista Bezerra.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes