Semed: NEI Álvaro José será entregue à comunidade do núcleo S. Félix no dia 14
No próximo dia 14 de outubro, a Prefeitura de Marabá, vai entregar oficialmente o NEI Álvaro José da Silva à comunidade do Residencial Magalhães, localizado no núcleo São Félix. O prédio passa pelos últimos ajustes antes do evento inaugural. Operários trabalham na revitalização da pintura, na jardinagem e no paisagismo, por outro lado, os servidores do NEI fazem a ornamentação das salas. A escola atende 320 alunos, de 3 a 5 anos de idade, distribuídos em 16 turmas, do Maternal ao Jardim II.
Josafá da Silva, gestor do NEI Álvaro José, ressalta a satisfação da comunidade em ter a escola já funcionando na localidade.
“Um presente muito bonito e grande para a comunidade. Ter essa escola para receber essas crianças, da área a qual chamamos de descoberta, por conta do histórico de ocupação, é muito importante pra essas famílias. Muitos se deslocavam daqui para outros residenciais, para o Km-01 “,destaca o gestor.
A construção do prédio segue o projeto padrão de Educação Infantil (Proinfância Tipo B), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. A estrutura é composta por hall de entrada, salas de aula, sala multiuso, berçário, playground, banheiros adaptados, pátio, bloco administrativo, dentre outros espaços.
“A climatização tá dependendo da entrega do fornecedor, a licitação foi finalizada. Também vamos entregar alguns equipamentos para a secretaria e iremos tentar deixar o ambiente climatizado até o dia da inauguração”, enfatiza Nells Claudjean Rodrigues, diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística da Semed.
Roseane Barros, trabalha há seis anos na Educação e no NEI assume turmas do Maternal. Para ela, a estrutura da escola é maravilhosa para desenvolver a Educação Infantil.
“A expectativa foi até maior do que o esperado. A estrutura é de primeiro mundo. Temos banheiros, duas salas para agregar o bem-estar das nossas crianças. Dá pra fazer um trabalho de excelência. Trabalhando o lúdico e os segmentos dos cinco pilares que a educação infantil exige, assim podemos fazer um bom trabalho com as crianças. Todo o conjunto ofertado faz uma grande diferença no caminhar e desenvolvimento dessas crianças”, ressalta a pedagoga.
Joanilda dos Santos, trabalha no NEI como estagiária no período da tarde, mas tem uma filha de quatro anos estudando no contraturno para a felicidade da família. A chegada da escola facilitou a vida de todos.
“Facilitou porque íamos lá para o Km-02 ou outra escola mais longe e a gente não tem transporte, era bem difícil. Eu não imaginei que a estrutura do NEI iria ser tão boa, pensei que seria mais simples. Agora está me ajudando como mãe e profissionalmente, porque estou estagiando aqui”, conta a estudante de pedagogia.
Homenageado
Álvaro José era um morador da região conhecido como Alvino, que prestava serviços a Secretaria de Educação no transporte de alunos. Proprietário de uma Kombi, ele fazia o trajeto Vila do Espírito Santo a São Félix, isso já no fim da década de 80, segundo moradores antigos.
Além do transporte de alunos, Álvaro também era conhecido pela generosidade, sempre cedia a chácara para eventos da Igreja, assim como fazia doações para os festejos comunitários. Pelo serviço prestado à comunidade e pela contribuição dada à educação, Álvaro José foi homenageado dando nome à primeira escola do Residencial Magalhães.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento