Semed: NEI Arco Íris se prepara para retorno presencial dos seus 259 alunos
Nas salas de aula do Núcleo de Educação Infantil Arco Íris, localizado na Velha Marabá, além das aulas on-line, as professoras estão concentradas na preparação dos materiais pedagógicos e ornamentais dos espaços da escola para o retorno presencial dos 259 alunos da educação infantil. As ações fazem parte do acolhimento que está sendo planejado com dedicação pela equipe. Além disso, assim como as demais escolas do município, o NEI tem recebido todo o suporte da Secretaria Municipal de Educação com a entrega de kits de limpeza e de protocolos sanitários para 100% das escolas, ao todo 208.
Rosa Brígida Arrais, gestora da escola, disse que o retorno das aulas presenciais está sendo aguardado com grande desejo pelos servidores e a escola se prepara para cumprir com todos os protocolos sanitários contra a covid-19. Ela ressalta que após a formação para gestores realizada pela Semed, se sentiu fortalecida e amparada para desenvolver o plano de retorno junto com a equipe da escola.
“A própria Semed nos proporcionou vários materiais de limpeza, biossegurança, são máscaras para as crianças, máscaras para funcionários que trabalham aqui, e a gente tem se planejado. Fizemos reuniões, produzimos materiais de sinalização, placas, materiais pedagógicos para esse retorno, para acompanhar, para sanar esse déficit de aprendizagem que nossas crianças tiveram no período on-line”, informa a gestora.
A diretora lembra ainda que a escola é um espaço pertencente a toda a comunidade, por isso, para o retorno o esforço é conjunto.
“O dia a dia da escola é pertencente a todo mundo que está aqui, toda a comunidade, inclusive dos pais. Tem pais que a gente faz escuta, porque é necessária essa escuta e ela nos enriquece. A saudade tá muito grande, a vontade de ter as crianças de volta para o chão da escola é maior do que tudo“, se emociona a gestora.
A pedagoga Débora Evelin Lima, tem sido destaque pelas aulas on-line e vídeos que produz para os seus alunos desde que iniciou as atividades no primeiro semestre do ano. Mas para ela o encontro presencial com as crianças é algo precioso, por isso, assim como os colegas de profissão já têm preparado as crianças com orientações sobre os protocolos.
Débora Evelin Lima, pedagoga
“Estamos nos preparando da melhor maneira possível, tivemos um contato muito bom com eles nas aulas on-line, mas não é a mesma coisa. Claro que eles vão querer estar perto, juntinho da gente, mas estamos preparados para isso também. Todos os dias a gente tem criado uma rotina para receber essas crianças, de forma segura. Nossa preparação tem sido em cima de uma rotina de acolhimento, depois quando a gente estiver mais seguro com as crianças, a gente vai trabalhar de forma mais próxima” destaca a pedagoga.
Vale ressaltar que além de recursos federais, as escolas municipais tem contado com suporte da Semed para o retorno seguro dos alunos aos espaços escolares. Já foram feitas 1.214 reposições de ventiladores e 188 unidades de pias instaladas. Quanto aos protocolos de segurança, são 160 mil unidades de máscaras, mais de 10 mil frascos álcool em gel, 11.267 protetores faciais, 441 termômetros, 4.300 borrifadores e 21 bombas borrifadoras, dentre outros itens.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio