Semed: No Dia do Pedagogo, conheça a educadora de uma escola só
Uma das profissões mais importantes e de grande força no sistema educacional, a de pedagogo, é celebrada no dia 20 de maio. A data foi instituída pela Lei nº 13.083/2015 e fortalece a importância do profissional na área da educação.
O pedagogo é quem inicia a formação do estudante, passando pela alfabetização e pelos anos iniciais. Além de ocupar diversas outras cadeiras dentro de uma instituição de ensino – e até fora dela – planejando, executando, coordenando diversas tarefas. Ele faz uma ponte entre a família e a escola.
Dentre os milhares de pedagogos que atuam na rede municipal de ensino de Marabá, Maria de Fátima Machado de Sousa Tabosa – natural de Imperatriz no Maranhão – está há 16 anos vivenciando os desafios e as delicias de ser pedagoga. Antes disso, já trabalhava na função de serviços gerais na escola Josineide Tavares, na Marabá Pioneira. Em 2006, após passar em um concurso, foi efetivada no cargo de professora na mesma instituição de ensino, onde leciona até hoje.
O gosto pelo trabalho com crianças e a necessidade de um emprego melhor, foram motivos para que Maria de Fátima escolhesse trilhar os caminhos da educação. Agora, dois anos depois do inicio da pandemia de covid-19, ela sente que os desafios que já existiam no exercer da profissão foram intensificados.
“Esses meninos ficaram sem frequentar a escola e se acomodaram. Hoje enfrentamos problemas como a falta de interesse, o atraso em relação a aprendizagem e do convívio social” desabafa.
Atualmente ela é responsável pela sala de informática da escola, onde o planejamento da aula é mais diversificado do que quando lecionava apenas para uma turma. Imersa no mundo da tecnologia, ela ajuda os alunos a realizarem pesquisas na internet, oficinas com softwares educativos, reforço escolar utilizando sites, além de jogos que auxiliam com a leitura. Diariamente contribuindo com o desenvolvimento dos alunos.
Texto e Fotos: Ulisses Pompeu