Semed: Novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Cora Coralina é entregue para a população

A Prefeitura de Marabá entregou para a comunidade do Bairro São Miguel da Conquista e adjacências, o novo espaço para o funcionamento do Núcleo de Educação Infantil Cora Coralina. O prédio está localizado na Rua Pernambuco e foi recebido com festa pela comunidade escolar, na última sexta-feira (24).

O novo prédio conta com sete salas de aula, sala de leitura, todas amplas e climatizadas. Além disso, possui secretaria, cozinha, refeitório, pátio e banheiros adaptados. A diretora do NEI, Regiane Alves, disse que um dos maiores benefícios trazidos pelo novo espaço foi o fim dos alagamentos, que eram constantes no antigo prédio, chegando inclusive a interromper o funcionamento das aulas. Ela se lembrou da dificuldade em um prédio que abrigasse a escola no São Miguel da Conquista. É que no bairro oriundo de ocupação não há espaço para construção de um NEI.

“O nosso prédio está maravilhoso, mais acolhedor e vai garantir uma educação melhor para as nossas crianças. Mudou tudo na estrutura estamos num local mais alto, onde a água não entra e o pátio é mais arejado. O nosso sorriso também mudou”, enfatiza a diretora.

Hévila Regina Silveira, professora do Jardim I, comenta que os alunos entram na escola com outro olhar, agora de alegria. Para ela o novo ambiente, além de ser mais atrativo para as crianças que gostam de ficar na escola, é estimulador para desenvolver a docência. “Está sendo muito gratificante, um clima bom, a turma se sente mais calma, mais tranquila, um ambiente agradável”, discorre.

O reflexo da nova estrutura foi sentido pela equipe escolar no aumento do número de matrículas. O NEI Cora Coralina iniciou o ano letivo de 2020 com 332 crianças de 3 a 5 anos de idade, o ano passado encerrou com 283. A operadora de caixa, Iolanda de Oliveira relata que o filho estudou no antigo espaço e está muito feliz com o atual ambiente.

“No inverno a gente sofria muito, por conta dos alagamentos. A rua era estreita. Agora tem um espaço amplo, confortável, mais próximo de casa. Essa nova creche ficou muito boa, só veio a favorecer toda a população. Muito bom saber que meu filho está estudando numa escola tão confortável, com professores excelentes” destacou a mãe do Igor César, de 5 anos.

Silvane dos Santos se sente feliz pela filha Maria Isis, de 3 anos, aluna do maternal, ter sua  primeira experiência na escola em um prédio melhor estruturado e adaptado para a Educação Infantil. “Eu cheguei a conhecer o prédio antigo e olhando esse aqui, maravilhoso. É o primeiro ano dela, fiquei muito feliz com esse espaço, mudou 100%”, afirma.

O prefeito Tião Miranda fez questão de visitar o espaço e participar da comemoração. Ele entrou em cada sala e falou da importância da Educação na atual gestão, que já inaugurou sete Núcleos de Educação Infantil, no modelo do Programa Pro-Infância, e outros seis prestes a serem entregues à população na zona urbana e rural do município.

“São 332 crianças abrigadas, com prédio adaptado e adequado à Educação Infantil. Inaugurar escola é o que eu mais gosto de fazer das obras que a prefeitura realiza. A gente sabe que essas crianças, de 3 a 5 anos, têm um potencial muito grande. São potenciais e talentos que vão se desenvolver. E eu quero inaugurar muito mais escolas”, sinalizou o prefeito, homenageado pela escola, com uma placa, por sua dedicação ao setor da educação.

Marilza Leite, secretária de Educação, conhecia bem a realidade do NEI fundado há 17 anos, na Vila Itacaiunas, e que há sete mudou-se para o Bairro São Miguel da Conquista. Ela conta que a Semed tentou por várias vezes melhorar o antigo espaço, mas a melhor solução, de fato, foi a escolha de um novo local.

“Os alunos estão encantados, as professoras e alunos felizes, e isso que é importante, a satisfação de toda a equipe nesse espaço novo, e orgulhosos da nova escola. A gestão tem feito um trabalho maravilhoso na Educação, em relação tanto a construção quanto a recuperação. Nossos núcleos são um encanto” finaliza a secretária.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação

Veja as fotos

 

Acessibilidade