Semed: Mais de 15 mil alunos fazem provas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática, nesta terça (07)
Com muito esforço e dedicação, alunos da Rede Municipal de Ensino de Marabá participam nesta terça-feira, dia 7 de junho, da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição reúne escolas do Brasil inteiro em diversos desafios matemáticos. Por isso, as escolas municipais já se organizam para a aplicação da 1ª fase da avaliação.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilza Leite, mais de 15 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de 34 escolas da rede municipal foram inscritos e estão realizando as provas, tanto na cidade, quanto no campo.
De acordo com o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, os professores da rede municipal foram motivados a preparar os alunos para participarem dessa jornada em duas fases. Em 2021, vários alunos da rede municipal foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
“Procuramos, a cada edição, incentivar e auxiliar a participação das escolas municipais, pois é importante darmos apoio e a chance transformadora aos nossos alunos, para que possam, quem sabe, conseguir até uma vaga em dos programas oferecidos pelo Projeto”, pontua Fábio.
Os resultados da classificação para a 2ª etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.
A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.
Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
A OBMEP
Criada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade. A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de inscritos e atingiu participação recorde de municípios, alcançando 99,84 % das cidades brasileiras.
Texto e fotos: Ulisses Pompeu