Educação: Semed faz reunião para apresentar o planejamento do Ano Letivo 2024
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira, 20, no auditório do Centro de Convenções Carajás, a III Reunião em Rede com Gestores, Vice-Diretores, Coordenadores e Orientadores Educacionais do Sistema Municipal de Ensino, com o objetivo de avaliar o ano letivo de 2023 e apresentar o planejamento para o ano letivo de 2024.
Participaram da reunião, profissionais da Educação da zona rural e urbana, somando mais de 500 pessoas. Após o café da manhã, servido no mesmo local do evento, os gestores receberam o calendário do ano letivo de 2024, que terá início no próximo dia 22 de janeiro em todas as escolas públicas municipais.
“Hoje a gente realiza a nossa terceira reunião de rede. É uma reunião em que reunimos diretores, vices, coordenadores pedagógicos e orientadores para avaliação do ano letivo que termina na próxima sexta-feira, dia 22, e apresentar as propostas do ano letivo 2024. A Secretaria Municipal de Educação já tem o planejamento do ano letivo 2024, que envolve temas de Semana da Pátria, mostras municipais de Educação, concursos pedagógicos, formação de professores, enfim, tudo o que vai acontecer no âmbito pedagógico durante o ano”, explica o professor Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino/Semed.
Entre os objetivos da reunião, estava ouvir gestores e coordenadores sobre os avanços na Educação do município e quais os desafios para 2024. Planejar a Educação municipal inclui propostas de ações que tenham o alcance no processo de desenvolvimento educacional dos alunos da rede municipal de ensino.
Gleide Hartuique, diretora da Escola Cristo Rei, no bairro Jardim União, avaliou positivamente as ações realizadas em 2023.
“É um momento ímpar para nós. A gente fica nessa expectativa de chegar ao final do ano com todos os gestores, cada um contando a sua história de vida dentro da escola. E este foi um ano muito promissor. Tivemos vários desafios, mas alcançamos muitos objetivos, graças a essa parceria, essa unidade dos gestores, a unidade da SEMED para com as escolas. Isso nos impulsiona. Desafios para 2024 nós teremos, mas estamos aqui firmes e fortes.
Neste ano de 2023, a Educação de Marabá deu um grande salto positivo, tanto no campo pedagógico, com elevação nos índices do IDEB das escolas, projetos e programas quanto no campo da infraestrutura, com novos prédios revitalizados e construídos e outros que devem ser entregues no próximo ano letivo de 2024.
A primeira escola municipal da zona urbana que vai funcionar em tempo integral já está em preparação para a entrada do novo período. A Escola Martinho Motta da Silveira preparou o corpo pedagógico, gestão e demais pessoas para iniciar uma nova história da Educação no município de Marabá.
“A Escola Martinho Motta estará trabalhando de modo integral, será a primeira escola no núcleo urbano a oferecer Educação em tempo integral. Isso para nós é uma grande conquista porque vai fazer grande diferença para os nossos estudantes, e que venha 2024. Estamos cheios de expectativas e criando coisas bonitas, coisas novas para oferecer para nossa comunidade”, destaca a gestora Cristina Arcanjo.
Para Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino, 2024 será pautado na equidade para a Educação, com objetivo de atender a todos, com inclusão, respeito e atendimento com ensino de qualidade.
“Temos desafios e a aprendizagem sempre será o nosso foco. Direitos de aprendizagem a todos os estudantes. Então, todas as nossas ações estão alicerçadas nessa ideia. Em 2024, particularmente, trazemos um novo desafio para a rede que é olhar para o princípio da equidade, de modo que vê um futuro igual para todos, para o branco, para o negro, para o indígena, para o pobre. Então, a gente olha para a equidade como um princípio de assegurar a aprendizagem para todos, sem distinção”, frisa.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra