Semed: Produtos da Agricultura Familiar são entregues nas escolas de Marabá
Os produtos da Agricultura Familiar, que compõem a Alimentação Escolar, começaram a ser entregues nas escolas de Marabá, esta semana, pela Prefeitura Municipal. Dos 71 itens que fazem parte da merenda, 23 deles vem direto da zona rural, entre os quais há verduras, legumes, folhas, frutas, polpas de fruta e queijo, o mais recente. Ainda existem itens como o chocolate em pó fabricado na região.
“Esses itens fazem parte do cardápio, seja da educação Infantil, ensino fundamental, ensino médio e escolas de tempo integral. A entrega está acontecendo de forma gradual. São alimentos in natura que devem fazer parte de uma alimentação saudável”, destaca Joicy Martins, nutricionista do departamento da Merenda Escolar.
Açaí, batata doce, macaxeira, abóbora, alface, couve, cheiro verde, banana, melancia, abacaxi, mamão, tangerina e polpas de fruta são alguns dos produtos que alternadamente, devem fazer parte do cardápio diário dos mais de 70 mil alunos, dentre escolas municipais e estaduais.
“As escolas recebem os produtos semanalmente, tem um cronograma de entrega, inclusive em algumas escolas da zona rural, como Vila Sororó, Brejo do Meio e algumas da Vila Santa Fé que também são beneficiadas com itens da agricultura familiar. As demais, devido à distância, a gente leva alguns desses itens quando vai entregar os produtos de estocagem”, esclarece a nutricionista Silvia Moraes.
A EMEF Ana Creusa, no bairro Independência, foi uma das primeiras escolas a receber o fornecimento da merenda. “Tá chegando tudo certinho, a merenda está sendo abastecida”, enfatiza o secretário da escola Everton Pereira.
O cardápio feito pela equipe de nutrição do departamento é baseado nas resoluções do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), podendo ser adaptado pelas merendeiras da escola, desde que sigam as opções indicadas. E é assim que Neusa Machado, 60 anos, prepara a alimentação dos alunos do turno vespertino da escola Ana Creusa. A merendeira, que trabalha há 7 anos na unidade de ensino, diz que tem tudo o que precisa para deixar a merenda nutritiva e atrativa.
“Vem arroz, feijão, macaxeira, verduras, legumes, macarrão, frango, carne moída, floco de milho, frutas. Tenho bom gosto em fazer, temperar direito. Tem o cardápio e a gente vai seguindo. Eu chego meio dia e meia e já vou preparando. Cozinho até melhor do que pra minha família, temos de fazer uma merenda de qualidade para os alunos. Faço com amor”, descreve a servidora.
Para Mikaele Lima, 10 anos, estudante do 4º ano, a merenda escolar tem agradado o paladar. “Acho a merenda boa, deliciosa. A merenda que mais gosto é sopa, fruta” disse a aluna.
Jaqueline Rodrigues, 6 anos, também aprova a alimentação escolar. “Acho boa, gosto muito de pão e leite”, comenta a pequena.
Jaqueline Rodrigues Mikaele Lima
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio