Semed: Professores da rede municipal recebem curso de formação
Nesta sexta-feira, 12 de agosto, professores da educação infantil, ensino fundamental de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano estão participando de uma formação em rede promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A formação está acontecendo paralelamente em cinco unidades escolares e na sede da Secretaria Municipal de Educação. Na Escola Ida Valmont estão em formação professores regentes, os que atuam em salas de recurso multifuncional e coordenadores pedagógicos da educação infantil.
Na Escola João Anastácio de Queiroz também participam das atividades formativas os professores regentes, de salas de recurso multifuncional, coordenadores pedagógicos e assistentes de alfabetização do Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano.
No Colégio Rio Tocantins (CMRio) a formação é voltada tanto para os professores regentes, quanto para professores de salas de recurso multifuncional e coordenadores pedagógicos de Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano. Durante a manhã, a formação para os professores do componente curricular de História ocorreu no Museu Municipal Francisco Coelho.
No Centro de Ensino Personalizado Teresa Donato participam da formação os professores e coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos – Etapas e Ensino Personalizado – CEEJA. Na Escola Jonathas Pontes Athias a formação é realizada com a participação exclusiva dos professores de sala de leitura. Enquanto no auditório da Semed, a formação é com os professores de laboratórios de informática.
O diretor geral de Ensino da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, observa que esta é a primeira trilha formativa do segundo semestre de 2022, a qual visa o desenvolvimento profissional docente, culminando na melhoria das atividades pedagógicas que serão compartilhadas em sala de aula por educadores de todos os componentes curriculares.
“Temos um time de profissionais comprometidos com a educação de nossa rede municipal. Quando reunimos esses profissionais, boas práticas que estão sendo aplicadas em algumas escolas acabam sendo compartilhadas e motivando outros colegas em suas ações pedagógicas”, avalia Fábio Rogério.
Lucilene dos Santos Silva, coordenadora da Educação Infantil na rede municipal de ensino, ressalta a importância da trilha formativa neste nível de ensino, quando os professores trabalham a base da educação formal dos alunos. “Estamos oferecendo discussão sobre o processo de leitura e escrita no contexto da educação infantil e possibilitamos uma reflexão sobre a prática pedagógica nas escolas, considerando o desenvolvimento das crianças, porque a aprendizagem não se consolida da mesma forma para todos os alunos”, diz ela.
Sete formadores da SEMED abriram o diálogo com 282 professores que atuam nos núcleos de educação infantil da rede municipal.
Texto e fotos: Ulisses Pompeu