Semed: Rede municipal inicia ano letivo 2022 focada na recomposição da aprendizagem
Os professores da rede municipal de ensino de Marabá participaram, na última semana, da Jornada Pedagógica, promovida pela Semed, com o tema “Recomposição das Aprendizagens”, onde também dialogaram sobre a recepção e acolhimento dos estudantes no novo ano letivo.
Nesta segunda-feira, dia 24, a rede municipal de educação de Marabá deu início ao ano letivo 2022, recebendo cerca de 50 mil estudantes em 201 escolas da cidade e do campo. Seguindo protocolos de segurança em relação à covid-19, gestores e professores recepcionaram os alunos da educação infantil, ensino fundamental e, à noite, será a vez dos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A equipe de técnicos da SEMED foi orientada a visitar diversas escolas para auxiliar na recepção aos alunos no primeiro dia letivo de 2022. Marilza Leite, secretária municipal de Educação, esteve na manhã desta segunda-feira (24) na Escola Doralice de Andrade Vieira, no Bairro Belo Horizonte, para cumprimentar professores, pais e alunos.
“Foram dois anos difíceis. Enquanto vocês não estavam aqui, isso não era uma escola, era apenas um prédio. Hoje, se torna uma escola novamente. Senti que os alunos estão felizes em voltar. A vacina já está sendo ofertada, e é um momento de menos agressividade do vírus. É um momento de confiar que teremos um 2022 melhor”, disse, otimista.
Após a visita na Escola Doralice de Andrade, a secretária de Educação esteve no Núcleo de Educação Infantil Maria da Conceição, no Bairro Amapá, onde conversou com professores, alunos e a gestão da escola.
À tarde, na companhia da diretora de Educação do Campo da SEMED, Arley Oliveira, a secretária Marilza Leite visitou a Escola Adelaide Molinari, na Vila Sororó, e ainda o Núcleo de Educação Infantil Quézia da Silva Souza, na mesma comunidade. Ela fez questão de cumprimentar os alunos de sala em sala, assim como professores e equipe gestora.
“Na cidade e no campo estamos vendo estudantes motivados para iniciar este ano letivo e temos certeza que teremos bons resultados. Nosso foco é a recomposição da aprendizagem em função das perdas que tivemos em 2020 e 2021”, reconhece.
A secretária explica que nove das 201 escolas da rede tiveram suas atividades afetadas neste primeiro momento em função da enchente, que tirou estudantes de suas casas e que foram espalhados em abrigos pela cidade. Por conta disso, há uma equipe técnica avaliando cada situação juntamente com os diretores para apresentar uma proposta pedagógica ainda esta semana.
Sandra Branco, professora da Escola João Anastácio Maria Joilda Lourenço, diretora do Nei Maria da Conceição
Maria Joilda Lourenço, diretora do Nei Maria da Conceição, no Bairro Amapá, o retorno às aulas para estudantes da educação infantil é primordial, porque passaram muito tempo em casa e elas precisam de socialização. “A criança tem necessidade de interagir e estar junto com as demais. Estamos felizes em retornar, mas com todos os cuidados, cumprindo e ensinando os protocolos relacionados à covid-19”, ressalta.
Sandra Branco, professora do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola João Anastácio de Queiroz, disse que o dia foi de acolhimento, com conversa informal com seus alunos sobre as expectativas para o ano letivo. “Todos estão motivados, querendo estudar. Eles têm consciência que há alguns conteúdos que precisam ser recuperados”, revelou a educadora.
Os professores da rede municipal de ensino de Marabá participaram, na última semana, da Jornada Pedagógica, promovida pela Semed, com o tema “Recomposição das Aprendizagens”, onde também dialogaram sobre a recepção e acolhimento dos estudantes no novo ano letivo.
Confira mais fotos do primeiro de aula:
Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Ulisses Pompeu e Wilielton Cardoso