Semed: Rematrícula começa na segunda-feira (16) na rede municipal de ensino

Nesta quinta-feira (12), chegou ao fim o ano letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A procura dos pais pelas matrículas na Rede Municipal de Ensino para 2020 já começou. Na segunda-feira (16) inicia o período de rematrícula para os alunos que foram aprovados sem recuperação. Esse prazo se estende até o dia 20 de dezembro. “As escolas já estão organizadas e autorizadas para que o aluno seja rematriculado para a série seguinte”, explica Fábio Rogério, Diretor de Ensino Urbano da Semed.

Já o prazo para os alunos, cujo resultado final só for obtido após o período de recuperação, que irá até 30 de dezembro, terão a rematrícula aberta do dia 31 de dezembro até o dia 3 de janeiro de 2020. “É importante ressaltar que para os alunos que serão rematriculado na mesma escola basta que o pai se dirija até a escola e confirme o interesse na vaga”, reforça Fábio.

Matrícula Online

Já no dia 6 e 7 de janeiro começa o período de pré-matrícula, para alunos que ainda não fazem parte da Rede de Ensino Municipal e sejam portadores de deficiências comprovadas por laudo médico. Essa pré-matrícula é feita apenas online no link:  spm.semedmaraba.pa.gov/prematricula.php

Já dos dias 8 ao dia 12 de janeiro de 2020 estará aberta a pré-matricula para os demais alunos novatos ou oriundos de outras de redes de ensino. Após esse período, do dia 13 ao 16, ocorrerá o período de confirmação da matrícula, quando deverão comparecer às Unidades de Ensino com a documentação obrigatória.

Para essa matrícula inicial é necessária apresentação de Certidão de nascimento ou carteira de identidade, histórico escolar, cópia do RG e CPF do responsável para menores de 18 anos, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de vacinação para alunos da Educação Infantil ao 5º ano, duas fotografias 3×4,  cópia do cartão Bolsa Família caso seja beneficiário e cópia do Cartão SUS. “É importante ressaltar que essa documentação é apenas para alunos que estão mudando de escola. Se o aluno vai continuar na mesma escola da Rede Pública não é necessário a apresentação dos documentos pois a escola já os detêm”, explica Fábio Rogério.

Fábio Rogério – Diretor de Ensino Urbano da Semed

Calendário 2020

O período letivo de 2020 terá início no dia 17 de janeiro para os professores, que terão uma reunião de alinhamento pedagógico. Já as aulas iniciam dia 20 de janeiro. Se estendendo até dia 30 de junho, quando ocorrem as férias do meio de ano. Retornando as atividades no dia 1º de agosto.

O final do ano letivo ocorrerá do dia 10 de dezembro para os alunos aprovados direto e dia 23 de dezembro para os que necessitarem da recuperação. “Ano que vem terminaremos as aulas mais cedo para que as crianças e os professores fiquem livres para viajar e aproveitar as férias de fim de ano”, comenta.

A escola CMRIO não irá dispor matrícula online aberta para alunos novatos ou aberta para interessados, pois a prioridade de vagas são para os alunos que já estão na Rede Pública de Ensino da região. É o caso da Escola Albertina Moreira dos Reis e da Escola Pedro Cavalcante.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

 

Acessibilidade