Semed: Retrospectiva de obras infraestruturais das escolas municipais

Em 2020, apesar de atípico devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Marabá deu continuidade às obras de revitalização e construção das escolas no município.  23 escolas tiveram as obras iniciadas, em andamento ou concluídas esse ano, destas 17 delas contaram com investimentos de recursos próprios e 06 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

JANEIRO

Inauguração do NEI Cora Coralina

A Prefeitura de Marabá entregou, no dia 24, para a comunidade do Bairro São Miguel da Conquista e adjacências, o novo espaço para o funcionamento do Núcleo de Educação Infantil Cora Coralina, localizado na Rua Pernambuco.

O NEI Cora Coralina passou a contar com sete salas de aula, sala de leitura, todas amplas e climatizadas. Além de secretaria, cozinha, refeitório, pátio e banheiros adaptados. A diretora do NEI, Regiane Alves, disse que um dos maiores benefícios trazidos pelo novo espaço foi o fim dos alagamentos, que eram constantes no antigo prédio. O reflexo da nova estrutura foi sentido pela equipe escolar no aumento do número de matrículas, passando de 283 em 2019, para 332 no ano corrente.

FEVEREIRO

Inauguração EMEF Yeda Carvalho

A inauguração da nova Escola Municipal Yeda Carvalho da Silva movimentou a comunidade da Vila Zé do ônibus, zona rural, região do Rio Preto. O novo prédio substituiu a antiga escola de madeira, existente há mais de 10 anos. A nova escola tem capacidade para atender 280 alunos nos períodos manhã e tarde, um aumento de 133% no número de estudantes comparados com o ano anterior.

A construção foi realizada em parceria com a Buritirama Mineração, com investimento de R$ 500 mil por parte da empresa. O espaço conta com 4 salas de aulas amplas, refeitório, pátio, banheiros adaptados para cadeirantes, cozinha, despensa, área de serviço, secretaria e sala para os professores.

Inauguração NEI Professor Jurandy Varela 

Localizado na VP-3, entre as Folhas 25 e 14, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Professor Jurandy do Rosário Varela foi construído para atender mais de 120 crianças, entre 3 e 5 anos, distribuídas em oito turmas do maternal e jardim I e II.

MARÇO

Inauguração NEI Maria da Conceição

No inicio de março, dia 06, a Prefeitura inaugurou o novo prédio do Núcleo de Educação Infantil Maria da Conceição, no Bairro do Amapá. Construído nos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Metodologias Inovadoras Pró-infância tipo B, o espaço conta com cinco blocos, sendo dois pedagógicos, oito salas de aula, fraldários, repouso e solário. O bloco administrativo possui hall de entrada, recepção, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e banheiros adultos. Além disso, o prédio conta também com banheiros infantis, cozinha, refeitório, despensa, sala multiuso e pátio coberto. Inicialmente, o NEI atendeu a 167 crianças de 03 a 05 anos de idade, em turmas do maternal, jardim I e II.

O NEI Maria da Conceição foi o 10º a ser entregue adequado para Educação Infantil. Ao todo já são 60 escolas entregues à população, entre revitalizadas e construídas. “A gente tem um olhar diferenciado para educação e sabe que a Educação Infantil é o inicio da formação da pessoa. E já são 60 escolas e tem mais para construir e reformar”, afirmou o prefeito Tião Miranda.

Inauguração da EMEF Urbano Cantuário

Na segunda quinzena de março, foi a vez da comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Três Ilhas – Tibiriçá, localizada há quinze quilômetros da sede de Marabá, na estrada do Rio Preto, receber com muita festa, a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Cantuário, que atende mais de 100 alunos em dois turnos. Antes as aulas aconteciam em um barracão de madeira. A escola atende alunos do 1º e 2º segmento do ensino fundamental. Sendo que os alunos do 6º ao 9º ano são atendidos no sistema modular de ensino.

A nova escola foi construída com duas salas de aula, setor administrativo, cozinha e banheiros com piso cerâmico antiderrapante e adaptados. Além disso, em toda escola foram utilizadas telhas metálicas termo acústica e forro PVC, sendo esta, até aquele momento, a 9ª escola entregue construída ou revitalizada na zona rural, nesta gestão. “Com isso mostramos que investir em educação é investir em pessoas, essas crianças terão agora um espaço digno para estudar”, disse Marilza Leite, secretária de Educação.

Ampliação da Escola Tereza Donato

O Centro de Educação de Jovens e Adultos “Tereza Donato de Araújo” (CEEJA), de Ensino Fundamental, ganhou novos espaços. O prédio, que foi revitalizado em 2019, recebeu da Prefeitura de Marabá, a conclusão da construção do bloco administrativo passando a contar  com secretaria, sala de coordenação, orientação, diretoria, sala de professores e banheiro.

O CEEJA, que funciona no prédio da extinta escola Arthur Guerra, na Agropólis do Incra, atende cerca 600 alunos na sede. Mas são mais de três mil pessoas estudando na modalidade de ensino para jovens e adultos no município, com vistas à conclusão do ensino fundamental, também em escolas anexas.

“É uma benção pra gente. Hoje temos uma estrutura maravilhosa, nós temos oito salas de aulas que são usadas de manhã, tarde e noite. Centrais de ar, tudo pintadinho, limpinho e agora estamos ganhando uma parte administrativa. Além disso, pela metodologia utilizada o aluno pode adequar a vida dele com a escola e trabalho”, ressalta Maria Solange Moreira, vice-diretora.

NEI Jardim do Éden e Magalhães Barata I

Ainda em março, a Prefeitura de Marabá deu continuidade à conclusão das obras dos Núcleos de Educação Infantil do Residencial Magalhães Barata I, em São Félix e no Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova.  As escolas fazem parte do Projeto Proinfância Tipo B, modelo padrão para a educação infantil com capacidade para atender 224 crianças de 3 a 5 anos de idade.

Os prédios contam com  cinco blocos, sendo dois pedagógicos com as salas de aula, fraldários, repouso e solário. Já o bloco administrativo possui hall de entrada, recepção, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e banheiros adultos. O NEI terá banheiros infantis, cozinha, refeitório, despensa, sala multiuso, pátio coberto e playground.

ABRIL

Quadra esportiva EMEF Walquise Viana

A Prefeitura Municipal iniciou a construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal Walquise Viana, localizada no Bairro São Félix I. O novo espaço para recreação e aulas de Educação Física mede 33 m x 16,90 m e possui estrutura metálica. Quando o isolamento social passar e as crianças de Marabá retornarem às atividades escolares, os mais de 500 alunos da Escola Walquise Viana Silveira poderão comemorar  a aquisição da quadra de esportes completamente nova.

Revitalização EMEF Pequeno Pajé

As obras na Escola Municipal Pequeno Pajé, no Bairro São Félix I, mudaram a estrutura do prédio, que ainda contava com duas salas de aula de madeira. A reforma contempla a troca do telhado, das partes elétrica e hidráulica, banheiros, portas e janelas. A comunidade vai ganhar uma nova sala de leitura, refeitório, cozinha, passarela, depósito, casa da bomba e um tapiri.

A Escola Pequeno Pajé atende 268 crianças do ensino fundamental menor. O estabelecimento já contava com seis salas de aula, salas de leitura e de professores, laboratório de informática, diretoria, secretaria, banheiros, cozinha e uma quadra poliesportiva coberta. Com a revitalização e ampliação, haverá mudanças estruturais também na entrada da escola, embelezando ainda mais o espaço. “Fazia muito tempo que a escola não passava por uma reforma. As duas salas de madeira estavam bem sucateadas e nós recebemos uma quadra, então nada mais justo, que ganhássemos a reforma da escola”, ressalta Marileide dos Santos, diretora da escola.

Revitalização da EMEF Rui Barbosa

Localizada na comunidade de Murumuru, zona rural de Marabá, a Escola Rui Barbosa, construída há mais de duas décadas e que há 12 anos não recebia qualquer serviço de infraestrutura, atende mais de 240 alunos dos ensinos infantil e fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

“A revitalização da escola Rui Barbosa é a realização de um sonho que a comunidade escolar. Hoje nós temos uma escola com uma estrutura boa, uma ótima pintura, piso, aqui tudo foi reformado e agradecemos muito a prefeitura de Marabá”, disse Wanneyde Silva Oliveira, diretora da escola.

JUNHO

Construção do NEI Deodoro de Mendonça

A obra de construção do novo Núcleo de Educação Infantil – NEI Deodoro de Mendonça iniciou na semana de comemoração pelos 122 anos do bairro Francisco Coelho, lembrado no dia 07.

As obras do novo prédio, localizado na Avenida 5 de abril, estão orçadas em R$ 1.066.777,37, pago com recursos próprios da Prefeitura. O espaço contará com 4 salas de aula, sala de multiuso, sala de leitura, cozinha, despensa, pátio coberto, área de serviço, banheiros adaptados, hall de entrada, jardim, além dos espaços administrativos.

Atualmente o NEI está localizado na praça Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, atendendo em apenas duas salas de aula, 101 crianças de 3 a 5 anos, do maternal ao Jardim I e Jardim II, em dois turnos. O prédio já funcionou também como escola primária, que atendia alunos da 1ª a 4ª série na década de 1980.

Revitalização da EMEF Irmã Theodora

A Escola Municipal Irmã Theodora, localizada na Avenida Paraiso, no bairro Liberdade, passou por uma ampla revitalização na estrutura física, cumprindo todas as exigências de acessibilidade, como banheiros, salas, área de recreação (pátio) e refeitório. Todas as portas foram ampliadas para facilitar a entrada de alunos cadeirantes.

A escola recebeu piso novo tipo granitina, novas instalações hidráulicas e elétricas e portas reforçadas com chapa de ferro. Todas as salas contam com centrais de ar.

A escola irmã Theodora foi inaugurada no dia 23 de fevereiro de 2000, atendendo atualmente 708 alunos no ensino fundamental, em  turnos manhã e tarde. Já no período da noite atende alunos do ensino médio. “Essa transformação pelo qual esta passando a escola vai impactar nos alunos e em toda comunidade, como também a proposta que está sendo apresentada na transformação da escola em colégio cívico-militar e os alunos estarão vivendo um novo tempo na escola Irmã Theodora”, afirmou o professor Orlando Moraes, vice diretor do ensino médio.

JULHO

Revitalização e Ampliação da EMEF Mendonça Vergolino

Uma das mais antigas do município, a escola está sendo ampliada, com a construção de uma nova estrutura de dois andares, para abrigar o setor administrativo e pedagógico, orientação educacional, salas de professores, de música e dança. A última revitalização havia sido há 20 anos. “Agora com esta ampliação, novas turmas poderão ser formadas e ampliar o numero de crianças atendidas na escola”, comentou a professora Nilva Américo, gestora há 7 anos.

A escola José Mendonça foi inaugurada em 1943, são 77 anos de história, lugar onde estudou grande parte dos antigos marabaenses. A revitalização contempla o piso, paredes, instalações elétricas e hidráulicas, cozinha, refeitório, sanitários, atendendo às normas de acessibilidade em todos os departamentos.

O ginásio Osorinho, que integra a estrutura da escola, também será revitalizado. Os serviços vão desde o piso, telhado, arquibancadas, divisórias de ferro, entre outros. A previsão para entrega da nova escola José Mendonça, é no primeiro trimestre de 2021.

Vale ressaltar que a escola foi dirigida por mais de 30 anos pela professora aposentada Maria Aparecida Nocetti, falecida no fim deste ano.

Revitalização da Escola Pedro Peres

A revitalização da EMEF Escola Pedro Peres, localizada em Morada Nova, é feita em parceria entre a Prefeitura e a empresa Vale. A obra contempla toda a estrutura física do prédio, inclusive as partes elétrica e hidráulica, orçada em R$713.294,03.

Estão sendo revitalizados o piso, a cobertura, salas de aula, salas pedagógicas, bloco administrativo, cozinha, refeitório, banheiros, pátio, porão, quadra esportiva e a rampa que dá acesso ao andar de cima. A escola atende 1000 alunos distribuídos por 26 turmas do ensino fundamental, entre os turnos matutino e vespertino, bem como, outras duas turmas de EJA e CEEJA, no período da noite. A escola também conta com atendimento especializado a 58 alunos na sala de recursos.

Ampliação e revitalização da EMEF Jarbas Passarinho

As obras vão proporcionar melhor estrutura para os 385 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jarbas Gonçalves Passarinho, localizado no bairro São Félix Pioneiro.

O prédio antigo já sofreu algumas alterações estruturais, como ampliação de salas, inclusive sala dos professores, todos os banheiros, cozinha, depósito e refeitório. As expectativas são grandes também para a conclusão das obras de construção do novo bloco com cinco salas e da quadra coberta.

AGOSTO

Inauguração das escolas São Raimundo e Santa Terezinha, na Zona Rural

As comunidades dos Projetos de Assentamento Pedro Laurindo, popular Cabo de Aço, e PA Padre Josimo Tavares, na região da Vila Santa Fé, distante cerca de 75 quilômetros de Marabá, receberam duas novas escolas, a São Raimundo I e a Santa Terezinha, respectivamente.

As novas escolas substituem os antigos barracões de madeira, cobertos com telhas de amianto e salas pequenas, apresentando poucas condições de aprendizado. “É um sonho que se realiza, era triste ver as crianças terem que estudar num ambiente daqueles, sem nenhuma condição de dar uma educação de qualidade a essas crianças”, disse Aldemir Costa Coelho, diretor da escola São Raimundo I.

“Com essa nova estrutura faz a gente planejar muito mais ações para o desenvolvimento da educação no campo”, destacou Elda Bentes, diretora da escola Santa Terezinha.

Inauguração do NEI Leir Fernandes 

A zona rural de Marabá foi contemplada com a inauguração de um novo Núcleo de Educação Infantil para atender 120 crianças da Vila Capistrano de Abreu, distante cerca de 150 quilômetros do centro do município.  O novo núcleo foi construído dentro dos padrões técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atende as exigências educacionais do Ministério da Educação (MEC), para atender crianças de 3 a 5 anos, do maternal ao Jardim II, sendo 4 salas de aula, sala multiuso/informática dentre outros.

NOVEMBRO

Revitalização da EMEF Albertina Sandra Moreira 

O prédio construído há 12 anos, na época por meio de uma parceria entre a Associação da comunidade e o Governo do Estado, nunca havia sido revitalizado antes, comprometendo a estrutura física da escola e até mesmo o aprendizado dos alunos.

A revitalização contempla o telhado, piso, partes hidráulica e elétrica, troca das esquadrarias (porta e janelas para proporcionar acessibilidade), quadra de esportes, adequação da sala multifuncional e cozinha, além de outros serviços, como o aumento de toda a extensão do muro.

A escola atende 520 crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, em dois turnos. A escola já conta com 10 salas de aula, salas de leitura e multifuncional, laboratório de informática, quadra esportiva, dentre outros espaços.

Além da revitalização, a escola vive um momento de conquistas no crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que passou de 3.9 para 4.7.

DEZEMBRO

Construção da Quadra esportiva Escola Jarbas Passarinho

Na Escola Jarbas Passarinho, as obras da construção da Quadra Poliesportiva avançaram para a cobertura. O espaço que mede 20×30 m está com a estrutura metálica montada e agora recebeu o telhamento trapézio galvalume, que oferece maior resistência à corrosão, além de ser um material sustentável.

Balanço

Em suma, só em 2020, conforme a Direção de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Educação de Marabá, a Prefeitura investiu mais de 20 milhões em obras de infraestrutura no setor da Educação, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Desses investimentos mais de 10 milhões são recursos próprios. Foram realizadas 28 obras esse ano, sendo 23 em andamento e 05 concluídas aguardando inauguração, são elas: NEI da Vila Santa Fé, NEI Jardim do Éden, NEI Magalhães Barata I, Escola Vila Albani e Escola Vila União.

Texto: Leydiane Silva
Foto: Escola Yeda Carvalho (arquivo)