Semed: Reunião define organização do desfile cívico militar de 7 de setembro
Na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), foi realizada uma reunião com representantes de várias secretarias para ajustar os últimos detalhes da organização do desfile do dia 7 de setembro alusivo à Independência do Brasil.
Na ocasião, foi apresentado o cronograma de desfiles em localidades da zona rural, bem como os croquis com os itinerários dos desfiles, que acontecerão nos núcleos urbanos da cidade. No dia 2 de setembro será no núcleo São Félix e no dia 7 no núcleo Marabá Pioneira.
O diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério, estava à frente da reunião e explicou os temas e questões abordadas com os técnicos.
“A secretaria de educação vai socializar toda a programação do desfile, quantitativos, mapas temáticos de onde os desfiles acontecerão, trajetos, acessos, e definir responsabilização de cada agente, de cada secretaria para esse momento. Então, na verdade, é uma grande reunião de alinhamento do governo para as atividades relacionadas à semana da pátria. Essa equipe que está aqui, eles terão representatividade em toda a semana da pátria, seja no urbano ou nas escolas do campo”, ressalta o diretor.
Nesse sentido, o momento ocorre para ajustar o trabalho de cada secretaria durante a programação da semana da pátria e, assim, proporcionar um evento organizado que, este ano, deve reunir entre 10 e 15 mil pessoas, na Marabá Pioneira.
Nesse ano, a novidade é que, devido às obras de recuperação asfáltica em Morada Nova, o desfile do dia 2 será realizado no núcleo São Félix.
A programação deste ano terá como tema “Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso da música Tempos Modernos de Lulu Santos, e exemplifica bem o sentimento, após dois anos sem os desfiles por causa da pandemia de Covid-19.
“Às expectativas são as melhores possíveis após dois anos. Os nossos desfiles são extremamente profissionais, muito bonitos, agradam muitos aos marabaenses. Todos esperam ansiosos. Nós temos aí a novidade esse ano, que em razão das obras em Morada Nova, recuperando o asfalto, nós iremos fazer no São Félix. A organização muito positiva, uma participação muito grande. Teremos algumas novidades durante o percurso e estamos muito felizes em retornar. Tenho certeza que será um grande espetáculo patriótico”, destaca a titular da Semed, Marilza Leite.
Lindalva da Silva trabalha há mais de oito anos na Semed e atua no Departamento de Censo Escolar. Ela participou da reunião e fará parte da equipe de organização e orientação nos dias de desfile. Para ela, o protagonismo será dos alunos.
“A nossa expectativa é bem positiva. Quando a gente imagina que ficamos dois anos sem realizar esse evento tão importante para o município, de uma forma geral, para a pátria, a gente fica pensando o quão vai ser importante também para as famílias, para os cidadãos marabaenses, de resgatar essa memória cívica, patriótica, tão importante para o nosso país”, pontua a servidora.
No desfile em São Félix, além de alunos de diversas escolas e núcleos de educação infantil, desfilarão Exército, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Fundação Casa da Cultura (FCCM).
Já no desfile de 7 de setembro, na Marabá Pioneira, além de alunos de escolas e Nucleos de Educação Infantil e órgãos já citados, desfilarão grupos de escoteiros, desbravadores, aventureiros, colégios particulares, bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, APAE e igrejas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio