Saúde: Semana “Saúde na Escola” mobiliza unidades de ensino para prevenção e atenção contra a covid-19
Entre os dias 04 a 08 de abril, escolas do Brasil inteiro participaram da “Semana Saúde na Escola”, que nesta edição teve o tema: Prevenção à Covid-19 nas escolas. Tarcilene Varela, coordenadora municipal do PSE, informa que em Marabá as ações já estão ocorrendo pelas 74 escolas pactuadas com o programa, mas o dia 07, quinta-feira, foi escolhido para uma ação alusiva, realizada no Núcleo de Educação Infantil Arco Íris, na Velha Marabá. Uma equipe da UBS Demósthenes de Azevedo é a responsável por acompanhar aquela escola e outras duas do bairro.
“Coisas que a gente já vem fazendo desde o início da pandemia, mesmo quando estávamos sem aula nas escolas mandamos cartilhas, vídeos informativos, então todos esses materiais estavam sendo enviados para as escolas. Hoje estamos aqui no NEI Arco íris, conforme documento do Ministério da Saúde estamos realizando essa ação alusiva a Semana na Escola”, comenta a coordenadora Tarcilene.
Nesta ação específica para as crianças de 03 a 05 anos, de forma lúdica com a utilização de fantoches, receberam informações e orientação sobre os cuidados contra o coronavírus. Lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar abraços e aperto de mão, foram informações repassadas aos pequenos em músicas e danças. Além disso, mais uma vez foi ensinado às crianças como higienizar as mãos de forma correta e para concluir a ação houve distribuição de álcool em gel para todas elas.
“Recebemos o projeto com muita alegria, o PSE já faz parte da nossa rotina em anos anteriores. Ele consegue aliar o cotidiano da escola com Educação em Saúde, o que é muito importante. No ano passado fizemos um projeto de alimentação saudável e percebemos que as crianças começaram a cobrar dos pais, lanches saudáveis. Concomitantemente, fizemos um projeto sobre saúde bucal e conseguimos aliar alimentação saudável com a saúde bucal, então realmente o PSE proporciona a Educação em Saúde”, observa Rosa Brígida Arrais, gestora do NEI.
Gestora Rosa Brígida Arrais fala sobre a importância do “Saúde na Escola” para orientação das crianças
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
No programa, as Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis em executar quinze ações em cada escola de sua abrangência, enquanto que os encaminhamentos e os materiais necessários para a realização das atividades são produzidos pela equipe da Secretaria de Saúde.
Na Velha Marabá, a enfermeira Lorena Borba, da UBS Demosthenes de Azevedo, explica que juntamente com 12 agentes comunitários atua nas escolas José Mendonça Vergolino, NEI Deodoro de Mendonça e Arco Íris. Segundo ela, as ações são planejadas durante o ano, de acordo com a coordenação do PSE, e os resultados têm sido positivos na vida da comunidade.
“É importantíssimo porque a gente atua sobre covid, dengue, alimentação saudável juntamente com a nutrição, falamos sobre bullying e obesidade. São temas pertinentes onde a gente como profissional da saúde e o próprio posto como estratégia tem de atuar, juntamente com as escolas e famílias. É o nosso papel atuar na conscientização, na prevenção para que as pessoas tenham acesso a esse conhecimento e não sejam vítimas dessas comorbidades e doenças” pontua a enfermeira.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: