Semed: Seminário com professores comemora 10 anos do Marabá Leitora
Um grande encontro realizado nesta quarta-feira, 11, com os professores lotados nas salas de leitura das escolas públicas municipais, marca o aniversário de 10 anos do Programa Marabá Leitora. Os professores participam do Seminário “Experimentações Brincantes” e têm o objetivo de compartilhar experiências com os educandos em sala de aula.
O Marabá Leitora é fruto do trabalho de mais de 100 professores que nas salas de leitura da rede municipal incentivam o crescimento dos alunos através da literatura. Uma das instituições parceiras do projeto é a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
A professora Eliane Soares, uma das fundadoras do projeto, sempre acompanha as ações e o compartilhamento das experiências.
“Hoje é um momento muito feliz para a história da Educação e da Cultura de Marabá porque hoje o programa Marabá Leitora faz dez anos, então estamos em festa, estamos confraternizando, não é só uma formação como as outras, hoje a gente está aqui para lembrar da missão dos objetivos, das metas, dos sonhos que a gente foi elaborando ao longo desses dez anos para o Marabá Leitora”, lembra a professora.
O Seminário tem como público alvo os professores da zona urbana e rural, desde as mais distantes vilas de Marabá. A professora Rosângela Paula Rodrigues, trabalha na Escola Faixa Linda, na região do Rio Preto, e diz que lá os alunos dedicam-se bastante aos projetos desenvolvidos.
“Chego aqui com a sensação de dever cumprido, que eu estou conseguindo fazer o que me propus a fazer lá. Acabei de apresentar o meu relato e pela reação dos colegas, percebemos que conseguimos passar para eles o que eu também senti quando executei o meu trabalho na escola. Isso é gratificante”, relata a professora Rosângela Rodrigues.
De acordo com a coordenação do Marabá Leitora, atualmente estão lotados 120 professores nas salas de leitura do município. A professora Maria de Nazaré Russi trabalha numa escola de tempo integral e relatou o dia a dia que vivencia com seus alunos e veio também buscar mais relatos de experiências.
“É muito bom trazer um pouco da experiência que a gente vivencia em sala de aula e pegar a experiência de outros professores que vão trabalhando essa experiência nas salas de leitura para que o nosso repertório enriqueça mais, fique mais alegre, mais divertido. Só enriquecemos o trabalho com a experiência de todos os professores que trabalham na sala de leitura”, frisou.
O seminário acontece durante todo o dia, na Sala 2 do prédio de uma universidade particular da cidade no núcleo da Nova Marabá.
“Esse momento aqui é justamente para que eles possam fazer essa reciclagem, para mostrarem os projetos, os resultados, os trabalhos que estão desenvolvendo na escola e participarem também das oficinas. À tarde teremos um momento cultural, que algumas escolas virão também apresentar os seus trabalhos, pois todo o projeto desenvolvido é pensando em atender nossos alunos”, informou a professora Edileide Patrícia Câmara Lima, Coordenadora do Projeto Marabá Leitora.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes