Educação: Semed realiza 1º Seminário de Boas Práticas em Recomposição de Aprendizagem
Nesta sexta-feira (3), no auditório da Faculdade Anhanguera, acontece o 1º Seminário de Boas Práticas em Recomposição de Aprendizagem, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento visa consolidar a proposta de recomposição de aprendizado, iniciada em 2022, em virtude do período pandêmico, e que será mantida e aprimorada para este ano de 2023.
O público-alvo do seminário são gestores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores e representantes dos professores. Na abertura do evento, o vice-prefeito Luciano Lopes Dias destacou que o seminário vai inspirar novos trabalhos pedagógicos nas escolas.
“Seminário revela muito e entrega às escolas tudo que foi feito. É exemplo para educação em 2022, para servir de inspiração do que será desenvolvido em 2023. As escolas e Semed têm procurado buscar formas de recompor essa aprendizagem, que ficou déficit no período pandêmico. Vamos colocar um calendário bem definido, trabalhando para engrenarmos esse ano e termos educação de Marabá cada vez melhor”, ressalta.
No início do evento foi realizada uma palestra com a professora Cristiane Chica, da Fundação Lemman. Já no segundo momento, mais de 50 escolas fizeram apresentações, demonstrando as experiências bem sucedidas durante o ano de 2022.
“Tivemos quatro espaços, um que olha para a experiencia de sucesso na educação infantil, outra do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º e de jovens e adultos. Inspirando outros professores a fortalecer a aprendizagem dos estudantes”, explica Fábio Rogério, diretor geral de ensino da Semed.
Uma das apresentações foi da escola Basílio Miguel, que tem 234 alunos do 1º ao 5º ano. A diretora Mag Concimayry explica que os alunos foram divididos segundo o nível de aprendizagem e as aulas eram dadas tanto de acordo com a turma, como nesses pequenos grupos desenvolvidos após avaliação do professor, independente da série em que estavam matriculados.
“Fazemos o diagnóstico, dividimos em pequenos grupos e o professor tem condição de reagrupá-los em nível mais próximo. Que gostamos, acreditamos e esperamos continuar. Criamos meta, entregamos certificado, fizemos um jantar para premiá-los. Desenvolvemos um modelo tanto para ensinarmos quanto para motivá-los”, explica a gestora.
Segundo a diretora, é necessário um esforço de todas as áreas da escola, que trabalharam em conjunto, para obter os bons resultados. “Pegamos a proposta, trabalhamos, fizemos o diagnóstico, dividimos os alunos, agrupamos. Demos um tempo de inicio, meio e fim, toda equipe foi envolvida, professora de laboratório, educação física, sala de leitura, juntamente com os professores regular e desenvolvemos essa proposta em que acreditamos’, finaliza.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio