Semed/SMS: Profissionais de Educação ganham Formação do Programa Saúde na Escola, na Marabá Pioneira
Profissionais de educação de seis escolas e Núcleos de Educação Infantil (NEI’s) da Marabá Pioneira, participaram na manhã desta segunda-feira, 14, de uma formação do Programa Saúde na Escola (PSE), com objetivo de identificar, através do comportamento do aluno, possíveis problemas relacionados à saúde mental.
“Essa ação de saúde mental, em que o Ministério da Saúde preconiza como uma ação prioritária do programa, nós levamos no primeiro semestre para as escolas do Núcleo Cidade Nova, agora trouxemos para o Núcleo Marabá Pioneira e para o Murumuru. Estão participando os profissionais da educação, do agente de portaria à gestão da escola. Aqui nós temos seis escolas que são atendidas pelas duas unidades de saúde da Velha Marabá e no dia 30 vai acontecer essa mesma ação para o nível médio, porque o calendário das escolas de Nível Médio é diferente do calendário do município”, explicou Tarcilene Varela, Coordenadora PSE / SMS.
A formação sobre Saúde Mental para profissionais da Educação, Saúde Mental Importa, Sim! Aconteceu no auditório Professora Maria Fernandes na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira e contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais, como a professora Elenize Cristina Rocha, que destacou a importância da formação no exercício de sua profissão.
“Para nós que estamos diariamente lidando com as crianças a formação é muito importante. Na verdade o nosso trabalho não envolve apenas a questão de aprendizagem, mas é um indivíduo que tem sentimentos. Então, esse é um momento muito importante para nós da Educação. Até porque nós também precisamos refletir sobre as questões que estão sendo colocadas sobre a saúde mental, que são importantes também para que a gente possa estar bem dentro da sala de aula e saiba lidar com as crianças”, apontou a educadora.
As escolas estão dentro da área de acompanhamento de duas Unidades Básicas de Saúde, sendo a UBS Demosthenes Azevedo, no bairro Francisco Coelho e a UBS João Batista Bezerra, no bairro de Santa Rosa. Consequentemente são as Unidades que atendem as famílias de alunos matriculados nas seis escolas e NEI’s do município localizados no núcleo da Marabá Pioneira.
A Gerente da UBS Demosthenes Azevedo participou da formação e ficou satisfeita com a adesão dos educadores.
“A gente tem muita felicidade de estar aqui hoje, realizando esse momento, porque a gente entendeu que a escola é a base, depois da família, a base é fortalecida na escola. E que os profissionais da escola também precisam ter esse olhar de ser humano, de empatia, a gente se colocar no lugar deles e ver a dificuldade que eles têm”, declarou.
De acordo com a Coordenação do PSE, outra ação está acontecendo em Murumuru, na zona rural do município, com os educadores da região. Na localidade está sendo discutida a mesma temática apresentada na Marabá Pioneira. A formação ocorre na Escola Rui Barbosa.
O PSE trabalha com duas coordenações sendo uma na própria Secretaria Municipal de Saúde e outra na Secretaria Municipal de Saúde, sendo um trabalho compartilhado entre saúde e educação voltado para o atendimento de alunos e professores e recebendo as formações de profissionais da secretaria de saúde.
“Nesse trabalho de levar aos núcleos, esse conjunto de escola gerenciado por determinados postos, fazer esse trabalho conjunto com toda a equipe da escola, que vem do agente de portaria à direção da escola, para que a gente compreenda globalmente o atendimento desse menino que recebemos hoje em dia e que passou por uma pandemia. Temos que estar preparados para esse atendimento”, pontuou o professor Orlando Moraes, Coordenador PSE / Semed.
Novas ações devem acontecer durante todo o segundo semestre deste ano, com uma nova percepção de um problema que a cada ano aumenta.
“Essa estratégia é levantada pelo Programa Saúde na Escola e é de grande relevância, tendo em vista que saúde não pode ser vista de uma maneira isolada. Saúde não pode ser vista como sendo realizada apenas por instrumentos assistenciais de saúde, mas perpassa por diversos setores, pela Educação, pela Segurança, pelo Urbanismo. Saúde é tudo, ela tem que ser vista de uma forma macro. Então, nesse sentido, é muito importante estar nesse momento em discussão com os professores, com o corpo docente, com os gestores escolares, porque são os profissionais da educação que estão mais em contato com esse público. Cada vez mais, há um grande de pessoas adoecidos mentalmente, crianças, adolescentes, e hoje a gente tem aí uma explosão de transtornos prevalentes na infância, como autismo, déficit de atenção, às deficiências cognitivas, hiperatividade, e a gente sabe que isso atrapalha muito nesse contexto da aprendizagem. É importante essa identificação precoce para que sejam submetidos em tempo oportuno no tratamento e possam ter maior rendimento escolar”, esclareceu João Augusto Miranda, enfermeiro psiquiátrico.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom e Divulgação/PSE