SEMED TEM 8 OBRAS EM ANDAMENTO E OUTRAS 17 PARA INICIAR NAS ZONAS URBANA E RURAL
Atualmente, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) mantém oito obras em execução nas zonas urbana e rural de Marabá. Construção de escolas, quadras cobertas e reforma estão em andamento. Além disso, há outras 14 obras aguardando liberação para iniciar a construção, ou em processo de licitação. Todas as obras são acompanhadas periodicamente por técnicos da Diretoria de Infraestrutura e Logística (DILOG) da Secretaria de Educação.
No bairro Belo Horizonte, a Construtora Betinho está executando obra da quadra coberta com vestiário na Escola “Professora Tereza de Jesus Rodrigues de Oliveira”. Pela mesma construtora, outra quadra coberta está em obras na Escola “Pequeno Pajé”, na Avenida Getúlio Vargas, Bairro São Félix. A escola Ida Valmont, no bairro Belo Horizonte.
Também há obras de cobertura de quadras nas escolas São José (Km 8); Maria Jesus Alves Soares (Folha 35, Nova Marabá); e Jonathas Pontes Athias (Folha 22).
Na zona rural, a Prefeitura está construindo a escola Vila União, na comunidade homônima, com seis salas de aula. A mesma configuração está sendo realizada para construção da escola Herbert de Souza, no Assentamento PA Itacaiunas, região do Contestado.
Com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Semed e Prefeitura de Marabá, está sendo construído um Núcleo de Educação Infantil tipo B em Morada Nova.
Três obras de construção de escola já estão licitadas e devem iniciar nos próximos dias. Outras 13 – que são núcleos de Educação Infantil nas zonas urbana e rural serão licitadas novamente pela gestão atual, porque apresentavam algum tipo de problema.
O secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias, diz que todos os esforços estão sendo realizados para melhorar as condições dos prédios escolares para fortalecer o ensino aos mais de 55 mil estudantes da rede municipal. Ele também garante que todas as obras que foram recebidas paralisadas do governo anterior serão concluídas. “A gestão atual está empenhada em melhorar as instalações físicas das nossas escolas e construir mais equipamentos que promovam o ensino e aprendizagem”, destaca.