Semel: 2023 ganha impulso no esporte, retorno de competições e reinauguração do Ginásio da Folha 16
Este ano é marcado por incentivo a novas modalidades, retorno de grandes competições na cidade e revitalização do Ginásio
O ano de 2023 foi muito produtivo para o esporte marabaense. Novas modalidades esportivas receberam apoio e outras firmaram-se no município. A cidade recebeu o novo Ginásio Esportivo Renato Veloso, o maior do município, completamente reformado e revitalizado, e ainda pode comemorar uma campanha histórica do Águia de Marabá.
Tudo começa com a Taça Cidade de Marabá, evento alusivo ao aniversário de Marabá, comemorado em 5 de abril e que contempla uma grande gama de modalidades esportivas. Além das competições, do tradicional futsal, futebol, vôlei e handebol, o evento contou com basquete, skate, tênis de mesa, corrida de rua, ginástica artística e os estreantes crossfit e mountain bike.
“Foi uma programação grande no período festivo, com competições realizadas em muitos locais diferentes da cidade. Região do Geladinho, Ginásio Dequinha, Ginásio Osorinho, Estádio Zinho Oliveira, Ginásio Erlon Carlos, de Morada Nova e vários outros locais, buscando abarcar esportistas e públicos de todos os locais da cidade”, conta titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Thiago Ferraz.
Logo na sequência, para celebrar o verão marabaense, foram realizados também os Jogos de Verão, cujo enfoque inclui competições realizadas nas areias e praias da cidade. Um dos destaques foi a competição de natação com a travessia do Rio Tocantins. O evento contou com 70 atletas que fizeram um percurso de 1400 metros.
Outro destaque foi a competição de caiaque, estreante nos jogos. “Foi uma competição muito interessante. Nós ficamos muito felizes em expandir essas novas modalidades nas competições municipais, envolvendo apoiadores como a Associação dos Caiaqueiros do Sul e Sudeste do Pará (ACASSP)”, Comenta Thyago.
Também foram realizadas as tradicionais competições de hand beach e futebol de areia.
Além desses eventos, várias competições foram realizadas durante o ano, como o campeonato marabaense de vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol de campo masculino e feminino, além de competições masters e a Copa do Servidor, que prestigia os funcionários públicos do município.
“Então, essas são as competições que nós organizamos. Além das competições que apoiamos, que também fazem parte da programação da Secretaria. Podemos destacar várias, mas vou citar duas delas. O Xadrez que acontece no shopping, sempre com nosso apoio e as competições de skate. Esse ano tivemos também velocross e várias novidades”, destaca o secretário de Esportes.
Não para por ai. Em 2023, a Semel também participou da realização ou apoio a várias corridas de rua, as queridinhas da população de Marabá e também de competições escolares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“A Secretaria participa efetivamente de duas corridas, a de São Félix de Valois , que é o padroeiro de Marabá e da Taça Cidade. Demos apoio técnico, logístico e estrutural a inúmeras outras corridas, como a da APAE, dos órgãos de saúde, só para citar alguns exemplos”, explica o secretário.
As grandes obras que aconteceram com reformas e construções de estádios e ginásio também colaboraram para o crescimento do esporte na cidade. “Esse ano a gente teve a entrega do Ginásio da Folha 16, que foi uma grande entrega porque conseguimos retomar as competições de grande porte. Marabá voltou a ser uma cidade para comportar eventos estaduais e regionais. Recebemos a Copa Brasil de Jiu-Jitsu, Campeonato Paraense de tênis de mesa e Campeonato Paraense de ginástica artística”, ressalta Thyago.
A secretaria também é responsável por cuidar dos espaços públicos esportivos. “As quadras públicas, os ginásios, a gente tem uma atuação nesse sentido para preservar o patrimônio público também. As pistas de caminhada também, que são uma área de lazer no qual a gente participa e tem projetos nelas”, comenta.
Entre os projetos um grande é o Ginástica Para Mulheres, que acontecem nos ginásios, praças e pistas de caminhada da cidade, com mais de 2 mil mulheres sendo beneficiadas. “Acontece em todos os núcleos, são vários polos pela cidade e beneficia muita gente. Também o projeto Saúde em Dia que acontece nas pistas de caminhada, levando aferição de Pressão Arterial e outros cuidados”, destaca.
Para o ano de 2024, a expectativa é aumentar a participação das pessoas nos projetos desenvolvidos pela secretaria.
“A gente pensa em aumentar a participação dessas pessoas nos projetos da Semel. Temos cerca de duas mil mulheres no Ginástica para Mulheres e um grande número de crianças ali nas escolas próximas ao projeto. Então, vamos tentar trabalhar, envolver mais a comunidade nesses projetos, porque acreditamos que levando um pouquinho do esporte, contribuímos para a saúde preventiva da população marabaense e com aumento da autoestima. Mantendo sempre o apoio às competições que acontecem dentro da cidade, não só aquelas que são organizadas por nós”, conclui o secretário Thyago.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom